Nas Braunes, o lixo esconde as belezas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Nas Braunes, o lixo  esconde as belezas
Nas Braunes, o lixo esconde as belezas

 

Amine Silvares

O bairro Braunes, próximo ao Centro, é majoritariamente residencial. Com um pequeno e esparso comércio local, é considerado nobre e abriga uma das universidades da cidade. Mas as belas casas não são garantia de que o bairro esteja em ordem. Apesar de as ruas estarem bem capinadas, o lixo se acumula pelas vias e calçadas.

Os entulhos de jardim estão espalhados por calçadas de diversas ruas. Na Rua Itaboraí, além do mato que está secando na calçada, criando risco de incêndios e dificultando a passagem dos pedestres, do outro lado ainda há entulhos de uma obra. Além disso, embalagens plásticas, papéis e até restos de latas de tinta podem sem encontrados pelas vias. Praticamente não há lixeiras públicas nas Braunes.

O lixo espalhado pelas ruas leva a outro problema gravíssimo, que sempre causa dor de cabeça nos friburguenses: muitos bueiros do bairro estão entupidos, sem tampas ou com tampas quebradas e o acúmulo de dejetos faz com que a água das chuvas não escoe devidamente. São embalagens, entulhos e restos de aparas de jardins que ficam presos nas grades e impedem a passagem da água. As calçadas do bairro também já viram dias melhores. Muitas são estreitas e estão cheias de lixo.

Durante a tragédia do ano passado, parte de um prédio na Rua Vicente de Moraes, em frente à Universidade Estácio de Sá, cedeu e precisou ser desocupado. No entanto, o imóvel, que oferece risco de desabamento, ainda não foi demolido.

Nas últimas semanas, a via principal do bairro recebeu asfalto novo, mas a maior parte das ruas periféricas ficou sem o serviço. Na Rua Visconde de Itaboraí os buracos atrapalham os motoristas, que pedem uma solução para os problemas no trânsito da localidade. 

Na Rua Itajaí, uma caixa de luz está caindo e oferece risco para a população. A caixa está ali há pelo menos dois meses, quando A VOZ DA SERRA já havia feito uma denúncia. Próximo dali, na Rua Raul Sertã, fios e cabos de energia estão espalhados pelo chão e vão até o asfalto.

A violência também tem sido uma grande preocupação dos moradores. Um estabelecimento comercial localizado na Rua Sara Braune foi assaltado três vezes em 38 dias. Quem mora na localidade reclama do policiamento insuficiente e da iluminação precária. “A Sara Braune fica numa escuridão às 19h. Aqui temos muitos assaltos e as casas são invadidas com freqüência”, relatou um morador que preferiu não se identificar. 

Como se não bastasse, o trânsito no bairro está longe de ser tranquilo. Como não há faixas de pedestres, semáforos ou quebra-molas, os moradores reclamaram que os veículos trafegam em alta velocidade. Além disso, o pouco espaço para estacionamento fica ainda mais disputado nos fins de semana, durante os horários de culto nas igrejas.

 

Prefeitura fala sobre os problemas do bairro

 

1- Na Rua Itajaí, uma caixa de energia está pendurada nos fios há pelo menos dois meses. Existe previsão para sua retirada?

Resposta: Este assunto é de competência da concessionária Energisa.

 

2- Há muito lixo espalhado pelas ruas e não há lixeiras públicas, apenas aquelas em que os moradores depositam o lixo particular. Existe previsão para a instalação de lixeiras? Com que frequência passam garis pelo bairro?

Resposta: O secretário municipal de Serviços Públicos, Roberto Torres, informa que a instalação de lixeiras é feita conforme a solicitação das pessoas interessadas. No entanto, as lixeiras têm virado depósitos de entulhos, contrariando a sua finalidade. Quanto à varrição, o serviço é feito por dois funcionários. O secretário reconhece que são poucos e pede a colaboração dos moradores para que não depositem lixo em qualquer lugar. 

 

3- Moradores e comerciantes reclamaram da falta de segurança, e relataram que um estabelecimento comercial da localidade foi assaltado três vezes em 38 dias. Com que frequência é feito o policiamento no bairro? Existe previsão de mais policiamento?

Resposta: Este é um assunto de competência do 11º Batalhão de Polícia Militar.

 

4- As calçadas não estão em boas condições. Apesar de serem de responsabilidade dos proprietários, a prefeitura não faz nenhum tipo de fiscalização?

Resposta: O secretário municipal de Obras, Clauber Domingues dos Santos, esclarece que a manutenção das calçadas é de responsabilidade exclusiva dos proprietários.

 

5- Muitos bueiros no bairro estão sem tampas, com as tampas quebradas e/ou entupidos. Existe previsão de conserto?

Resposta: O secretário Clauber disse desconhecer essa informação, pois foi feita a revisão dos bueiros do bairro por sua equipe recentemente. Ele solicita, então, o local exato de algum bueiro que esteja danificado.

6- A via principal do bairro foi asfaltada. Existe previsão para asfaltamento das vias periféricas?

Resposta: O secretário Clauber informa que o asfalto recebido do governo estadual foi empregado em vias de maior trafegabilidade e com drenagem eficiente, nos bairros Braunes, Catarcione e Perissê. Por enquanto não há previsão para que outras vias sejam recapeadas.

7- Existem fios de energia arrebentados e soltos na Rua Raul Sertã. Há previsão de retirada do material?

Resposta: Este assunto é de competência da concessionária Energisa.

8- Um imóvel está para ser demolido há mais de um ano em frente à Universidade Estácio de Sá. A infraestrutura cedeu na tragédia do ano passado e representa um risco para a população. A prefeitura tem alguma informação sobre a demolição do prédio?

Resposta: O secretário Clauber informa que este é um assunto de responsabilidade dos proprietários. Não compete à Prefeitura.

 

9- Os moradores reclamaram que a iluminação pública é muito ruim. Existe previsão para a instalação de novos postes?

Resposta: Este é um assunto de responsabilidade da concessionária Energisa.

 

10- Moradores da Rua Sara Braune reclamaram que os carros passam em alta velocidade. Há perspectiva para a instalação de faixa de pedestres ou quebra-molas no local?

Resposta: O superintendente da Autran, Rubem Braga, informa que não há previsão de serviços dessa natureza. Ele aguarda a conclusão dos serviços de recapeamento no bairro para avaliar que medidas tomar. De qualquer forma, os moradores podem encaminhar as reivindicações por escrito para a Autran.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Lixo
Publicidade