Nas Braunes, desrespeito à sinalização causa congestionamentos

Congestionamentos evidenciam o crescimento do bairro outrora tranquilo
quinta-feira, 18 de junho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Mesmo com a placa indicando que é proibido parar e estacionar, algumas pessoas insistem e cometem infrações (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)
Mesmo com a placa indicando que é proibido parar e estacionar, algumas pessoas insistem e cometem infrações (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

Conhecido pelo seu aspecto residencial, o bairro Braunes está localizado a dez minutos do Centro e vinha sendo considerado pelos moradores como um lugar tranquilo para morar. Mas a localidade vem crescendo rapidamente — e a consequência é evidenciada no trânsito.

Na parte alta do bairro, não há muitas queixas. As que existem, são as mais comuns em relação a todos os outros bairros do município: lixo jogado fora dos horários específicos, despejo de entulhos e buracos nas ruas. Problemas que são esquecidos dentro de casa, onde é possível ter pela janela uma das vistas mais privilegiadas da cidade.

O maior transtorno é sem dúvida o trânsito na Rua Sara Braune, a principal do bairro, onde nos dias de semana e também em alguns fins de semanas há um maior fluxo de carros devido a uma faculdade, uma casa de festa e uma igreja que existem na região. Uma placa indicando que é proibido parar e estacionar sinaliza o início da via, mas não é respeitada, o que causa grandes transtornos tanto aos motoristas que estão de passagem como aos próprios moradores. “Tem dia que existe carro estacionado na Sara Braune inteira. O que acontece é que sempre um tem que parar para o outro poder passar. Em dia de movimento essa rua fica bem agitada. Até na frente da nossa garagem tem gente que para”, contou uma moradora que preferiu não se identificar.

A moradora Conceição Cardoso explica que o maior contratempo é em relação a faculdade. Durante os dias de semana os carros estacionados tomam conta das ruas, impedindo a passagem até dos ônibus que circulam no bairro. “Moro para cima do estacionamento da faculdade e agora as pessoas têm estacionado até na minha rua, coisa que nunca vi. Esses dias estacionaram em um lugar indevido e o ônibus não passou, travou todo o trânsito aqui para cima”, reclama a moradora. 

Todos os habitantes entrevistados disseram que o bairro Braunes é muito agradável para morar e de boa vizinhança; o que falta é planejamento para um crescimento urbano ordenado. “Sou a favor do desenvolvimento e crescimento do bairro, mas de maneira organizada. As empresas, sejam elas universidades, igrejas ou casas de festas, devem investir em estacionamentos próprios que deem vazão a todos os veículos. Braunes é um bairro que tem tudo para crescer, não só no aspecto residencial, mas também um bairro estruturado para receber o número de pessoas que recebe todos os dias sem causar transtornos para a população local, criando medidas de infraestrutura, como exemplo, a definição de mão e contramão nas principais vias e locais apropriados para estacionar”, desabafa o morador André Montechiari. 

A equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura mas até o fechamento desta edição não obtivemos resposta. 

  • Muitas vezes um dos motoristas tem que encostar para que o outro consiga passar (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    Muitas vezes um dos motoristas tem que encostar para que o outro consiga passar (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

  • O fluxo maior dos carros é nos dias de semana devido à faculdade e nos finais de semana por conta de casas de festa e igreja (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    O fluxo maior dos carros é nos dias de semana devido à faculdade e nos finais de semana por conta de casas de festa e igreja (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

  • Carros estacionados irregularmente na Rua Sara Braune causam transtornos a motoristas que passam pela via (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    Carros estacionados irregularmente na Rua Sara Braune causam transtornos a motoristas que passam pela via (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

  • Um dos estacionamentos da faculdade não tem estrutura para comportar a quantidade de carros que à noite se encontram no bairro (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    Um dos estacionamentos da faculdade não tem estrutura para comportar a quantidade de carros que à noite se encontram no bairro (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: sinalização | Trânsito | Transporte | mobilidade urbana | planejamento urbano
Publicidade