A não mais secreta intimidade das mulheres

Dados mostram que a maior parte das mulheres entre 40 e 50 anos escolhe, para o dia a dia, peças confortáveis — e detestam calcinha fio-dental.
sexta-feira, 31 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A não mais secreta intimidade das mulheres
A antiga calcinha guardada escondida no armário hoje ganha sofisticação e cada dia fica mais linda. Ela é agora lingerie — deixou de ser uma peça que se esconde por debaixo da roupa e ganhou ares de festa, chique e glamourosa. E nesse caminho as confecções a cada ano lançam novidades no mercado: tecidos tecnológicos e estampas exclusivas, que enlouquecem o público feminino.

À medida que vem a crise, há uma adequação aos novos tempo

Marcelo Porto

Dados recentes mostram que o Brasil conta hoje com 3,5 mil unidades com porte industrial, e que a produção de roupas íntimas alcançou a média de 1,5 bilhão de peças por ano. O consumo per capita é também um dado surpreendente: são 7,6 peças por ano. 

A moda íntima abriga casos de sucesso em todo o país. Polos são encontrados em estados como Ceará, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina e outros. O de Nova Friburgo — que responde por mais de 25% da produção do mercado brasileiro, gerando 24 mil postos de trabalho — reúne 1.324 empresas. A maior parte das lojas está concentrada nos circuitos de Olaria, Conselheiro Paulino e Ponte da Saudade. Porém as confecções, de pequeno, médio e grande porte, estão espalhadas pelos diversos bairros da cidade e pelos municípios que ficam em seu entorno. Nova Friburgo é reconhecida, há alguns anos, como a Capital Brasileira da Moda Íntima, uma referência no setor, por representar o desenvolvimento industrial da pequena e média empresa no Brasil.

Segundo Marcelo Porto, presidente do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo), estas empresas enfrentam hoje situações distintas. Enquanto umas estão fechando as portas devido à crise, outras funcionam de madrugada para atender à demanda. “À medida que vem a crise, há uma adequação aos novos tempos. Algumas grandes empresas deixam de existir, criando oportunidade para o surgimento de pequenas células de produção.”

O mercado é promissor, independentemente de crise. Basta ver os resultados das pesquisas para constatar que o setor está, de fato, quente. O desejo feminino demanda cada vez mais produtos diferenciados. Em geral, o primeiro critério que as impulsiona a ir às lojas é a necessidade de reposição das peças, e o segundo, as ocasiões e eventos sociais. Assim, percebendo a demanda feminina e a realidade do mercado, as empresas vão aprimorando e diversificando seus produtos. Estudos mostram, por exemplo, que mulheres entre 40 e 50 anos são o público-alvo que mais investe em roupas íntimas — e compram mais sutiãs do que calcinhas; portanto, a venda do primeiro é superior à do segundo. Muitas empresas, no entanto, insistem em produtos voltados para a jovem de 20 anos, o que está longe da realidade da maioria das suas consumidoras em potencial. O empreendedor que quiser lucrar deve oferecer peças certas de acordo com o gosto de cada uma.

Dados mostram também que a maior parte das mulheres entre 40 e 50 anos escolhe, para o dia a dia, peças confortáveis — e detestam calcinha fio-dental. Já as mais jovens, por sua vez, adoram este modelo e o compram em maior quantidade. 

Porém, independentemente da faixa etária, nem uma nem outra abre mão de pelo menos alguns modelos ousados em seu guarda-roupa. O segmento de lingerie sensual, que até então era restrito à venda em sex shops e lojas do gênero, ganhou espaço e hoje pode ser encontrado em diversas lojas tradicionais. Também encontra sucesso com vendas pela internet e através de catálogos, provando que a mulher de hoje está mais independente, e com maior autoestima.

Entre as novidades desta edição da Fevest, os expositores destacam novos modelos plus size, peças com plissado e pregas, cuecas para pintar (entrando na moda do sucesso dos livros para colorir), lingerie para a terceira idade, além da apresentação de peças de moda inclusiva — criações voltadas para valorizar e facilitar a vida como sutiãs para mulheres mastectomizadas, artigos com aberturas diferenciadas para pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos, entre outros produtos. 
As principais peças das coleções produzidas pelos expositores serão apresentadas em dois desfiles coletivos no primeiro dia da Fevest, domingo, 2 de agosto. 
Confira as novidades do setor.

 

  • Marly Pinel foi destaque da campanha da Suspiro Íntimo, que inovou com lingerie para maiores de 50

    Marly Pinel foi destaque da campanha da Suspiro Íntimo, que inovou com lingerie para maiores de 50

  • A cueca para colorir da Trave é uma das novidades desta edição da Fevest

    A cueca para colorir da Trave é uma das novidades desta edição da Fevest

  • O tecido Soul Eco é outra aposta do mercado. Material é biodegradável

    O tecido Soul Eco é outra aposta do mercado. Material é biodegradável

  • Peças sofisticadas são a aposta De Chelles para driblar a crise econômica

    Peças sofisticadas são a aposta De Chelles para driblar a crise econômica

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: lingerie | Fevest | mulheres | inovação
Publicidade