Mutirão contra a febre amarela percorre a zona rural neste sábado

Equipes volantes vão cobrir regiões de Amparo, Riograndina, Campo do Coelho e Mury
quinta-feira, 30 de março de 2017
por Alerrandre Barros
Distrito de Campo do Coelho (Foto: Henrique Pinheiro)
Distrito de Campo do Coelho (Foto: Henrique Pinheiro)

A secretaria municipal de Saúde de Nova Friburgo vai realizar um mutirão de bloqueio contra a febre amarela no próximo sábado, 1º de abril, nos distritos de Amparo, Riograndina, Campo do Coelho e Mury. Equipes em veículos equipados para vacinação, chamados “postos volantes”, irão oferecer as doses nas áreas rurais e de matas. A Prefeitura de Nova Friburgo estima que cerca de 70 mil pessoas já foram vacinadas na cidade desde o início da campanha.

“Como a população dos distritos de Lumiar, São Pedro da Serra e adjacências já foi imunizada em sua totalidade, as equipes percorrerão outras localidades, indo de casa em casa, mata adentro, em busca de cidadãos aptos a tomar a vacina e que ainda não tenham se imunizado”, informou a secretaria em nota.

A vacinação continua, nesta semana, em 21 postos de saúde da cidade. O Comitê de Gestão da Saúde afirmou que a população não precisa se preocupar, porque a secretaria estadual de Saúde garantiu quantas doses da vacina forem necessárias, portanto, a campanha de imunização continuará enquanto houver pessoas que necessitem das doses.

Em até 30 dias, deve ficar pronto o laudo que revelará a causa da morte do macaco que foi encontrado nesta quarta-feira, 29, na localidade de Toca da Onça, nas proximidades da RJ-142 (Serramar), em Lumiar. Há suspeita de febre amarela, devido à proximidade com Casimiro de Abreu, onde cinco casos de infecção pela doença foram confirmados em humanos.

“Não há motivo de alarde pela população, uma vez que todas as comunidades da região foram imunizadas contra a febre amarela na campanha do Dia D, há quase três semanas. Só é possível confirmar a causa da morte do macaco após análise clínica, portanto, é preciso aguardar o laudo pericial para saber a causa de fato do óbito”, informou a secretaria Saúde.

O animal foi encontrado por moradores da Toca da Onça durante a manhã. Uma equipe de agentes da Vigilância Sanitária, vinculada à secretaria municipal de Saúde, esteve no local e, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, encaminhou o corpo do animal para análises clínicas no Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Confira dias e locais de vacinação

Olaria
Posto de Saúde Tunney Kassuga – 3ª a 6ª feira
USF Olaria II – 2ª feira
USF Olaria III – 2ª feira

Centro
Policlínica Sylvio Henrique Braune – 2ª a 5ª feira

Cordoeira
Posto de Saúde Ariosto Bento de Mello – 3ª a 6ª feira

São Geraldo
Posto de Saúde José Copertino – 3ª a 6ª feira

Varginha
USF de Varginha – 3ª feira

Nova Suíça
USF de Nova Suíça – 6ª feira (escola)

Riograndina
USF de Riograndina – 2ª e 6ª feira

Campo do Coelho
USF de Campo do Coelho – 2ª e 4ª feira

Conquista
USF de Conquista – 5ª feira

Centenário
USF de Centenário – 4ª feira

São Lourenço
USF de São Lourenço – 6ª feira

Amparo
USF de Amparo – 3ª feira

Lumiar
USF de Lumiar – 4ª feira

Rio Bonito
USF de Rio Bonito – 5ª feira

São Pedro da Serra
USF de São Pedro da Serra – 4ª feira

Conselheiro Paulino
Posto de Saúde Waldir Costa – 3ª a 6ª feira

Stucky
USF de Stucky – 6 ª feira

Vargem Alta
USF de Vargem Alta – 2ª feira

Mury
USF de Mury – 5ª feira

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: febre amarela
Publicidade