Muro ganha arte em homenagem ao lutador friburguense Edson Barboza

Trabalho realizado na Avenida Conselheiro Julius Arp deve ficar pronto neste fim de semana
quarta-feira, 29 de março de 2017
por Karine Knust
O grafite, que chama a atenção em uma das mais movimentadas vias da cidade, destaca o talento do friburguense nas competições de MMA (Foto: Henrique Pinheiro)
O grafite, que chama a atenção em uma das mais movimentadas vias da cidade, destaca o talento do friburguense nas competições de MMA (Foto: Henrique Pinheiro)

Desde a semana passada, quem passa pela Avenida Conselheiro Julius Arp com destino a Olaria se depara com as cores e traços que tomam conta do muro de uma oficina na localidade. A parede já havia se transformado em tela para a arte urbana do grafiteiro e artista plástico Junior Dutra, o Popai, de 36 anos, em 2014. Na ocasião, ele desenhou o famoso físico alemão Albert Einstein com a frase “A imaginação é mais importante que o conhecimento”. Agora, o homenageado pelo artista é o lutador friburguense que vem se destacando no MMA, Edson Barboza Junior. 

Ainda em fase de conclusão, o grafite deve ficar pronto neste fim de semana. “O Edson tem levado o nome da cidade para muitos lugares e, por isso, resolvi fazer essa homenagem. Mostrei o projeto para empresas da cidade e eles gostaram da proposta e fecharam o patrocínio para compra das tintas. O dono da oficina, que já tinha me autorizado a fazer uma arte aqui há alguns anos, gostou da ideia e também apoiou”, explica Popai.

De acordo com o grafiteiro, Barboza já esteve no local e aprovou a homenagem. “Fiquei muito feliz que ele tenha gostado. Na verdade, não tem dinheiro que pague o trabalho que a gente faz. O que mais nos motiva é ver as pessoas passando pela rua e parando para observar, tirando fotos”. 

Com diversos trabalhos já realizados em outras cidades do estado, como Rio de Janeiro, Niterói, Cabo Frio e Rio das Ostras, o artista agora pretende intensificar suas obras no município. “A minha intenção é ajudar a implementar o grafite em Nova Friburgo. Aprendi a lidar com arte desde pequeno, com meu pai. Não tinha como ser diferente. Ele foi um grande incentivador, mas quando adolescente comecei a pichar. Graças à arte do grafite hoje vivo uma outra realidade. Essa é uma ferramenta muito grande de resgate, principalmente de jovens. Quando você conhece a arte de verdade, você muda a sua visão do mundo e isso tudo é muito gratificante. Essa é a ideia, trazer a cultura do grafite para os jovens da cidade”, afirma ele. Junior Popai é grafiteiro há 14 anos e hoje possui um site na internet com alguns de seus trabalhos em muros, fachadas de residências e comércios das cidades por onde passou. 

Artes urbanas como a de Popai podem ser vistas em outros pontos do município. A Avenida Euterpe, a Avenida Campesina e a Rua Monte Líbano são alguns dos espaços onde é possível contemplar grafites. 

Foto da galeria
O artista plástico Junior Dutra — o Popai — tem 36 anos e há 14 se dedica à arte urbana. Trabalho é o segundo realizado em Nova Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Arte de rua | Artes plásticas
Publicidade