As muitas espécies de árvores friburguenses

Nesta chegada da primavera, saiba mais sobre adaptação, plantio e outras características das espécies
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
por Dayane Emrich
Algumas vias do centro da cidade são bem arborizadas. Que bom seria se fosse assim em todo o município (Foto: Henrique Pinheiro)
Algumas vias do centro da cidade são bem arborizadas. Que bom seria se fosse assim em todo o município (Foto: Henrique Pinheiro)

Na quarta-feira, 21, foi celebrado o Dia Nacional da Árvore. Mas, como todo dia é dia de cuidar do meio ambiente, A VOZ DA SERRA conversou com o secretário municipal de Meio Ambiente e arquiteto, Alexandre Sanglard, e o engenheiro florestal Rafael Cariello sobre as plantas de grande porte, que além de tornarem a cidade mais bonita, ajudam a diminuir os ruídos, produzem sombras, entre outros benefícios. Afinal, quem não gosta de uma cidade arborizada? A chegada da primavera nesta quinta-feira, 22, pode ser uma boa oportunidade para estimular a população a plantar árvores ou flores.  

A VOZ DA SERRA: Quais espécies melhor se adaptam a nossa cidade?
Rafael Cariello:
Todas as espécies da Mata Atlântica têm adaptação natural, mas destaco algumas como a sibipiruna, o ipê e a quaresmeira, que encanta por sua elegância e exuberante floração roxa. Outra espécie muito conhecida e que tem até festa específica é a cerejeira. Ela foi trazida pela colônia japonesa e se adaptou muito bem ao clima e ao solo friburguenses.

Qualquer um pode plantar uma árvore? Em locais como calçadas, por exemplo, é preciso autorização?
Alexandre Sanglard:
Qualquer pessoa pode plantar uma árvore. Inclusive, nós apoiamos esse tipo de atitude. Só é preciso tomar alguns cuidados como o tamanho da planta escolhida e o local onde ela será plantada. Em calçadas é necessário observar se não comprometerá a passagem dos pedestres, se haverá espaço para cadeirantes, etc.
Outras questões que devem ser pensadas são o crescimento da raiz, que costuma estragar pisos e muros; e o volume da copa, que pode comprometer a fiação elétrica ou avançar sobre telhados e beirais. Vale lembrar que não é só plantar, tem todo o manejo. Nós estamos à disposição para ajudar e orientar no plantio.

Quais espécies são indicadas para espaços menores, como as próprias calçadas?
Alexandre Sanglard:
A extremosa e o manacá da serra são espécies com tronco e copa menores; ideais para arborização de ruas, inclusive, por conta das raízes que não se espalham.

A cidade possui manual e/ou projeto de arborização?
Alexandre Sanglard
: Ainda não temos um manual de arborização. Aliás, poucas cidades possuem. No Estado do Rio, acredito que só a capital. Sobre os projetos, nosso plano prevê iniciativas de compensação ambiental, que serão realizadas pela concessionária Águas de Nova Friburgo. Trata-se do plantio de mudas nas margens dos rios Cônego e Santo Antônio. É um projeto de dois anos de duração. Outra ação que realizaremos é o replantio de palmeiras ao longo da Avenida Conselheiro Julius Arp.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade