Mudar para melhor

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Mudar para melhor

SISU, FIES, ENEM são siglas que interessam atualmente ao governo federal e ao ministro da Educação. Enquanto isso, milhares de crianças do ensino fundamental se preparam para voltar às aulas nas redes municipal e estadual. Iniciam o ano letivo com as mesmas expectativas de sempre – qualidade do ensino, qualificação do professorado, salários e alimentação, sem falar no sonhado turno único, que ainda não saiu do papel.

MAL COMEÇOU o ano, e uma triste estatística desperta a atenção dos que sonham com uma educação melhor. Poucos municípios de um total de 5.570 se prepararam para cumprir o Plano Nacional de Educação.

A NOVA SECRETÁRIA de Educação em Nova Friburgo terá em 2017 um grande desafio, qual seja o de manter a estrutura física da rede pública abrigando com segurança milhares de jovens friburguenses. E, mais ainda, promover a qualidade do ensino público com vistas à formação de novas gerações com um quadro de professores dispostos a levar adiante tão nobre missão.

VALORIZAÇÃO é a palavra que não cabe no dicionário do professor. Em todas as cidades, é consenso a decepção da categoria com os rumos da educação, vitimada por todos os lados, inclusive em sua integridade física, onde já se assiste agressões a professor apanhando de aluno dentro da escola. Desenvolver este fundamental contingente de profissionais, promovendo seu aperfeiçoamento e pagando-lhes salários dignos é o desafio imediato para quem quer formar gerações de cérebros no futuro.

QUANDO assumiu o governo municipal, o prefeito Renato Bravo propôs reformas na educação friburguense. O ensino depende de investimentos para a sua melhoria e a obtenção de recursos vai depender de articulação política do novo prefeito em todas as esferas. O aluno quer a melhoria da educação que lhe é oferecida e esta expectativa não pode ser frustrada, sob o risco de comprometer o futuro de milhares de jovens cidadãos e o desenvolvimento de Nova Friburgo, já tão abalado pelos acontecimentos recentes. É hora de reagir pela educação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade