Motoristas esperam até 6 horas nas filas do Detran

Horários agendados não são respeitados e veículos se acumulam. Nesta quinta, apenas um guichê, com um despachante, realizava o serviço de vistoria
sexta-feira, 04 de agosto de 2017
por Guilherme Alt
A fila da vistoria nesta quinta (Foto: Henrique Pinheiro)
A fila da vistoria nesta quinta (Foto: Henrique Pinheiro)

Os motoristas friburguenses que precisam fazer a vistoria obrigatória para o licenciamento anual de seus veículos no Detran de Nova Friburgo têm precisado de muita paciência, desde para agendar, para  ser atendido e até ser liberado. Nossa equipe de reportagem foi até o pátio do Detran, em Duas Pedras, na manhã desta quinta-feira, 3, para verificar o andamento dos serviços. Chegamos por volta das 11h. Enquanto um carro era vistoriado, outros dez carros esperavam a vez. Apenas um guichê, com um despachante, realizava o serviço de vistoria. Cada carro demora cerca de 20 minutos para ser inspecionado.

“Isto é o Brasil”, reclamava o carreteiro Luiz Carlos Machado, que estava na fila desde as 9h30, horário marcado para ser atendido. Na frente de Luiz Carlos outros quatro carros ainda aguardavam para ser vistoriados. Um deles era do vigilante  Peterson Oliveira. Segundo ele, que estava há duas horas esperando para ser atendido, o horário marcado nunca é respeitado. “Quem chega cedo se dá bem. Minha vistoria estava marcada para as 9h, tem dois carros na minha frente agora, mas quando cheguei eram sete. Eu cheguei no horário e ainda estou aqui. Tem gente que estava com horário marcado para depois do meu, mas chegou antes de mim e foi atendido. Não sei a hora que vou sair daqui”, reclamou.

O aposentado Agnaldo Justino esperou três meses para conseguir marcar a vistoria. Quando finalmente chegou o dia, mais espera. “Desde maio que eu estou procurando vaga para realizar a vistoria. Paguei R$ 260 pelo Duda (Documento Único de Arrecadação do Detran), e durante três meses fiquei esperando. Agora cheguei aqui e tem mais de dez carros na minha frente”, reclamou.

O servidor público estadual  Antônio Varella usou as redes sociais para fazer críticas severas aos serviços do Detran. De acordo com ele, “o atestado de ineficiência do serviço público é a existência da profissão de despachante". Em postagem no Facebook, ele desabafou: “Você agenda a vistoria, muda sua rotina familiar para estar na hora e, quando chega, há 18 carros na sua frente. Um conjunto de ineficiência, incompetência e má vontade. Acho que minha paciência já se esgotou”.

O amigo Fábio Barros fez coro à postagem de Varella sobre a demora para resolver situações teoricamente simples e rápidas. “Semana passada passei mais de três horas aí (Detran) só para fazer uma transferência”, comentou.

Nossa equipe ficou cerca de meia hora no posto de vistoria e, até o momento da nossa saída, a fila, que aumentou para 13 carros, não andou.

Tentamos entrar em contato com o Detran para saber os motivos da demora, mas até a atualização desta reportagem, não tivemos resposta.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade