Morte por febre amarela: paciente era de Mury

Homem, no entanto, teria contraído a doença em Casimiro de Abreu. Foi o primeiro caso fatal em Nova Friburgo
segunda-feira, 14 de agosto de 2017
por Guilherme Alt
Foto de capa
Vacinação do Dia D na Estação Livre (Arquivo AVS)

A primeira vítima fatal de febre amarela em Nova Friburgo era de Mury, informou nesta segunda-feira, 14, a Secretaria municipal de Saúde. A vítima era um homem e morava em uma área de muita mata. O caso foi confirmado na sexta-feira pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria estadual de Saúde. 

Segundo informações da secretaria, o paciente teria contraído a doença em Casimiro de Abreu, cidade com maior número de casos: sete. A recomendação dos órgãos de saúde era para se vacinar pelo menos 15 dias antes de viajar para áreas com alto risco de contaminação da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o homem ficou internado no Hospital Raul Sertã por alguns dias e contraiu a doença antes de ser vacinado. Até agora foram 25 casos confirmados de febre amarela silvestre em humanos no estado do Rio de Janeiro.

A subsecretaria disponibilizou cerca de 6,5 milhões de doses da vacina contra febre amarela aos 92 municípios. A distribuição de doses obedeceu aos critérios técnicos estabelecidos com base na avaliação do cenário epidemiológico, capacidades operacional e de armazenamento dos municípios, além do número de habitantes elegíveis para imunização, para que as prefeituras possam organizar suas estratégias de vacinação.

A orientação da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, emitida por meio de notas técnicas enviadas aos 92 municípios, é para que a prioridade de imunização esteja voltada para a população que vive em áreas próximas às matas e zonas rurais e quem se desloca para essas áreas, uma vez que a doença está sendo transmitida por vetores silvestres.

Vacinação

No Dia Nacional da Saúde, comemorado no último sábado, 5, a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou a sala de vacinação no posto de saúde de Campo do Coelho oferecendo a vacina contra a febre amarela.

No dia 8 de julho, na Estação Livre, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas apenas 184 doses da vacina contra febre amarela, um número considerado baixo pela pasta. Ainda segundo a SMS, Nova Friburgo não atingiu a meta de imunizar 90% do público-alvo da campanha, 9 meses a 59 anos.

As pessoas que ainda não se vacinaram devem procurar as unidades de saúde do município. A vacinação continua às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, sempre das 9h às 16h.

Números de casos confirmados no Estado por município:

7 casos em Casimiro de Abreu, sendo um óbito

1 caso em São Fidélis

1 caso em São Pedro da Aldeia* - (*paciente contraiu a doença em viagem à zona rural de Casimiro de Abreu)

2 casos em Porciúncula, sendo dois óbitos

1 caso em Maricá, sendo um óbito* - (*área rural do município)

5 casos em Macaé, sendo dois óbitos

2 casos em Silva Jardim, sendo um óbito

1 caso em Santa Maria Madalena, sendo um óbito

1 caso em Cachoeiras de Macacu

1 caso em Niterói* - (*paciente contraiu a doença em Maricá)

1 caso em São Gonçalo* - (*paciente contraiu a doença em Maricá)

1 caso em Bom Jesus do Itabapoana

1 caso em Nova Friburgo, sendo um óbito  - (*paciente contraiu a doença em viagem a Casimiro de Abreu)

Número de localidades com casos confirmados de febre amarela em macacos: 

- São Sebastião do Alto

- Campos dos Goytacazes

- Maricá

- Carmo

- Rio das Flores

- Macaé

- Petrópolis

- Macuco

- Santa Maria Madalena

 

Publicidade
Agora Faz
TAGS: