Morre Nelson Spinelli

Juntamente com a família, Nelson teve papel fundamental no progresso e desenvolvimento do município
quinta-feira, 28 de abril de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Morre Nelson Spinelli

31/08/1919—28/04/2016

Faleceu na tarde desta quinta-feira, 28, o conhecido Nelson Augusto Spinelli, integrante de uma das mais tradicionais famílias de italianos que vieram para a Região Serrana no final do século 19. Nascido em 31 de agosto de 1919 em Nova Friburgo e um dos 11 filhos de Luiz e Marieta Zuanazzi Spinelli — que chegaram ao Rio de Janeiro em 1889 e depois se estabeleceram em Nova Friburgo —, Nelson teve papel fundamental no progresso e desenvolvimento do município. 

Juntamente com os irmãos, ele auxiliou o pai a alavancar os negócios da família, como uma grande loja de departamentos onde atualmente fica o Edifício Spinelli, o primeiro a ser construído na cidade. 

Em texto escrito pela historiadora Janaína Botelho e publicado na edição de 31 de julho de 2010 de A VOZ DA SERRA, a importância da família no crescimento do município é lembrada com detalhes. 

“Os Spinelli possuíram o primeiro automóvel em Nova Friburgo e foram representantes da Ford, além de diversificarem seus negócios no ramo da carpintaria, transporte de cargas e passageiros e agropecuária. Foram os pioneiros também na viação em Friburgo. A propósito, os Spinelli foram pioneiros em tudo. Trouxeram para Friburgo na década de 40 o primeiro avião bimotor para transporte de passageiros. O campo de pouso situava-se onde hoje se localiza o Batalhão da Polícia Militar. Um serviço em que estamos hoje muito longe de alcançar, Friburgo já o tinha no século passado”, dizia um trecho do texto escrito com base em uma entrevista feita pela historiadora com Nelson.

O artigo de Janaína Botelho destacava que Nova Friburgo cresceu junto com os Spinelli. “Impulsionaram as atividades de comércio, serviços e agronegócios na cidade, além de participar das atividades culturais, auxiliando os clubes sociais, como o Xadrez, modalidades esportivas, como o futebol, e o que foi mais importante, colocando Nova Friburgo na vanguarda em tudo que a modernidade oferecia nos primeiros anos do século 20”, escreveu a historiadora. 

Viúvo há apenas dois meses de Naná Spinelli, com quem foi casado por mais de 70 anos, Nelson era figura bastante presente nos eventos sociais da cidade e muito admirado por seu refinamento e simpatia. Ele deixa os filhos Mayra, Maísa, José Augusto e Márcia além de 14 netos e 15 bisnetos. Seu velório ocorre no Memorial SAF e será sepultado nesta sexta-feira, 29, às 10h30 no Cemitério São João Batista. À família e amigos enlutados, direção e equipe de A VOZ DA SERRA enviam os mais profundos votos de pesar. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: obituário
Publicidade