Morre José Carlos Verbicário Dantas dos Santos

Ortopedista foi pioneiro na traumatologia na região e um dos fundadores do Hospital São Lucas
segunda-feira, 18 de julho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Conhecido médico morreu aos 83 anos (Foto: Facebook)
Conhecido médico morreu aos 83 anos (Foto: Facebook)

José Carlos Verbicário Dantas dos Santos
*28/01/1933
+16/07/2016

Morreu na madrugada do último sábado, 16, uma das mais conhecidas e respeitadas figuras da área da saúde e da sociedade de Nova Friburgo. O conceituado médico ortopedista e traumatologista José Carlos Verbicário Dantas dos Santos faleceu aos 83 anos, a caminho do hospital, em decorrência de uma longa enfermidade. Natural do município vizinho de Madalena, José Carlos se formou em Medicina pela antiga Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uferj, atual UFF), vindo a atuar em Nova Friburgo, onde teve uma exemplar trajetória em vários hospitais e como pioneiro na especialidade da traumatologia em toda a região. Também se destacou à frente da Clínica Ortopédica, espaço que criou e foi precursor em atendimento de alto padrão.

Ao lado de médicos abnegados e visionários, como o saudoso Dermeval Barbosa Moreira, José Carlos foi um dos fundadores da Casa de Saúde São Lucas, em 17 de abril de 1966. Começava ali a história do que hoje é um hospital de referência no Centro-Norte fluminense. Esse foi outro importante marco da carreira do médico e que representou um avanço no setor de saúde de toda região. Ele também foi presidente da Sociedade Médica (atual Associação Médica de Nova Friburgo), tendo se destacado pela dedicação e a realização de um grande Congresso Médico Centro Norte Fluminense. A entidade divulgou nota de pesar lamentando o falecimento do ortopedista, ressaltando seu pioneirismo na especialidade da traumatologia em Friburgo e sua valiosa atuação no cenário médico friburguense.

José Carlos era casado há 56 anos com a estimada Marília Cardoso Dantas com quem teve os filhos Márcia, Regina, Patricia e José Carlos Verbicário Dantas dos Santos Júnior, seu sucessor no grupo São Lucas. Deixa ainda netos e bisnetos.

O corpo de José Carlos foi velado no último sábado, 16, no Memorial SAF, em Duas Pedras, com grande presença de familiares, amigos e colegas do meio médico. À tarde, por volta das 14h, o corpo seguiu para ser sepultado às 16h30 no município vizinho de Madalena.

À família enlutada, direção e equipe de A VOZ DA SERRA enviam os mais profundos votos de estima e pesar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: obituário
Publicidade