Morango com Chocolate na Praça Dermeval Barbosa Moreira

Festa que combina a fruta e o doce começa no dia 12 e promete dar um novo sabor ao feriadão
quinta-feira, 06 de outubro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Morango com Chocolate na Praça Dermeval Barbosa Moreira

A terceira edição da Festa do Morango com Chocolate acontece entre a próxima quarta-feira, 12, e o domingo, 16, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. A festa é uma oportunidade para consumidores e turistas conhecerem melhor a qualidade da produção de morangos e do chocolate suíço produzidos na cidade.

Em 2015, cerca de 15 mil pessoas passaram pelo evento, que registrou a venda de quase cinco toneladas do fruto, segundo a prefeitura. Além do bolo oficial de morango com chocolate, feito por alguns expositores e distribuído gratuitamente aos visitantes, durante os quatro dias do evento também serão realizados workshops de sobremesas com chocolate. Haverá apresentações musicais, de dança, atrações infantis e ainda de grupos culturais. Os visitantes também poderão conhecer os sítios onde são produzidos os morangos. A programação completa da festa será divulgada nesta sexta-feira, 6.

Nova Friburgo é o maior produtor de morango do estado. Somente os agricultores da Associação Produtores de Morango de Nova Friburgo (Amorango) produzem 500 toneladas por ano, em uma área de cultivo com cerca de 48 hectares, no distrito de Campo do Coelho. As espécies utilizadas são chilenas, e uma das variedades mais produzidas é a Camino Real, que tem como característica morangos grandes e firmes, com epiderme e polpa vermelho-escura, com sabor diferenciado.

O produtor Harunori Oki começou a apostar no cultivo suspenso da fruta em julho de 2015, introduzindo 13 mil pés das variedades San Andreas, Camino Real, Monterey e Albion em cinco estufas, em Barracão dos Mendes. “Com o uso desta forma de cultivo os resultados são muito bons. Vendo minha produção para todo o Rio de Janeiro”, contou o agricultor.

A técnica de produção suspensa adotada por Oki e outras que promovem a sustentabilidade da produção do morango são incentivadas e financiadas pela Secretaria estadual de Agricultura. Nova Friburgo possui uma produção contínua durante todo o ano, graças à diversidade de espécies plantadas e também devido à modernização na produção, que permitiu a implantação do cultivo protegido (utilização de estufas) e a introdução do cultivo fora do solo.

“Os incentivos dos programas Rio Rural e Frutificar fortaleceram o setor produtivo no município, que hoje é referência no cultivo em todo o país. Nós apoiamos essa festa porque é um estímulo para que os agricultores melhorem cada vez mais a qualidade do produto”, ressaltou o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Morango | Festa do Morango com Chocolate
Publicidade