Moradores se unem e reformam quadra em Amparo

Cansados de esperar pelo poder público, eles arregaçam as mangas
quarta-feira, 24 de maio de 2017
por Guilherme Alt

Foram cerca de 40 dias de obras. O grupo Coletivo Vozes do Tiradentes, formado por moradores do Loteamento Tiradentes – no distrito de Amparo – se reuniu para reformar a quadra poliesportiva e devolver à comunidade um de seus principais pontos de referência.

De acordo com um dos organizadores do mutirão, Valtair Mayer, essa era uma reivindicação antiga. “No final do ano passado, entramos em contato com a prefeitura e eles disseram que iriam reformar a quadra, mas isso não aconteceu. Quase 50 moradores se uniram para iniciar as obras de reparo.”.

A quadra, que estava abandonada há meses, segundo os moradores, começava a se transformar em ponto de consumo de drogas, foco de dengue e acúmulo de lixo. “Vimos a necessidade de nos unir, diante desses problemas. Fizemos reuniões, tivemos a ajuda do vereador Aylter Maguila, que conseguiu doações de materiais. Em pouco tempo a quadra ficou pronta e todos os problemas anteriores foram resolvidos”, disse Valtair.

Élcio de Souza não se considera um homem de palavras, mas de ação. Ele foi um dos moradores mais atuantes nessa reforma.  “Eu prefiro agir e não dizer. As ações são o nosso legado. Ajudei na pintura, no emboço e limpeza. Tudo que eu pude contribuir, fiz com prazer”, disse.

Segundo o pedagogo Evandro Rocha, a quadra é uma referência no bairro e foi o principal motivo para que os moradores se unissem, depois de muito tempo. “Nós ficamos quase vinte anos sem fazer uma reunião e reformar a quadra foi importante até para estabelecermos nossos laços com a comunidade”.

O pedagogo afirma que todo o projeto foi realizado através de doações e contribuições de terceiros. A prefeitura cedeu um eletricista para cuidar da parte da iluminação interna e externa da quadra. Mas não é a primeira vez que acontece essa união. “Nós mesmos já nos organizamos e resolvemos capinar parte da estrada. O poder público tem responsabilidade, mas nós também temos. O mutirão é uma forma de protesto. Essa reforma foi um despertar de uma consciência pública da nossa região.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: mutirão | reforma
Publicidade