Moradores reclamam do abandono da Aldeia da Criança Alegre em Amparo

Abaixo-assinado pede a reabertura do espaço que atendia a crianças e adolescentes
quinta-feira, 07 de julho de 2016
por Alerrandre Barros
(Foto: Lúcio Cesar Pereira)
(Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Mais de 70 pessoas já assinaram um manifesto contra o abandono do prédio onde funcionou a antiga escola estadual Aldeia da Criança Alegre, no distrito de Amparo. O documento criado pelo professor Fábio Barros pede que o espaço — que já atendeu e formou crianças e adolescentes em Nova Friburgo — seja reformado e volte a ser usado pela comunidade. O abaixo-assinado está disponível na internet, no endereço eletrônico https://goo.gl/WfTCRX.

“O poder público municipal ou estadual deveriam assumir aquele espaço enorme e criar ali uma escola agroecológica com ensino médio, cursos de informática e outros de formação para os jovens”, sugere o professor. 

O amplo imóvel onde funcionou a escola esta deteriorado e, desde a tragédia de 2011, as antigas salas de aula estão ocupadas por oito famílias que moram de forma irregular no local. Na manhã desta terça-feira, 5, poucos moradores quiseram falar com a equipe de A VOZ DA SERRA, pois temem ser obrigados a sair de lá.

“Ninguém pode tirar a gente daqui à força. O governo precisa nos dar algum auxílio porque nós não temos para onde ir”, disse uma jovem que mora em uma sala com a família há três anos. Ela pediu para não se identificar. 

A propriedade pertence a organização não governamental (ONG) Aldeia da Criança Alegre - Kinderdorf Rio desde a década de 1970. Além do prédio onde funcionou a escola, há um campo de futebol e algumas casas. Por quase 30 anos, a parceria brasileira-alemã ofereceu, em Amparo, assistência a jovens menores de idade em situação de vulnerabilidade social, como as casas lares, onde crianças eram acolhidas e cuidadas por mães sociais. 

A ONG, porém, deixou de prestar o serviço em Amparo ao ceder o espaço, por meio de um convênio, para a Prefeitura de Nova Friburgo e o governo do estado. Hoje, as casas são ocupadas por famílias que perderam tudo na tragédia climática de 2011. O governo estadual abandonou o imóvel onde existiu a escola estadual Aldeia da Criança Alegre, depois que os estudantes foram transferidos para outras escolas do município.  

Segundo o presidente da Associação de Moradores de Amparo, Valtair Mayer, a Caritas, instituição ligada à Igreja Católica, está negociando abrir uma escola técnico-agrícola no imóvel da ONG, mas, para que isso ocorra, as famílias precisam ser realocadas e o prédio reformado. 

“Essas famílias terão que receber algum tipo de auxílio, como aluguel social, por exemplo, para que o espaço seja retomado e volte a prestar serviços para a comunidade”, disse o presidente, que ainda contou que técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social já fizeram os registros das famílias que moram nas casas e no prédio da antiga escola estadual. 

A Aldeia da Criança Alegre, que mantém outras unidades nos distritos de Conselheiro Paulino e Campo do Coelho, informou que na próxima semana convocará a imprensa para uma entrevista coletiva com o objetivo de esclarecer a situação da propriedade e explicar melhor o projeto com a Cáritas.

A Prefeitura de Nova Friburgo foi procurada pelo jornal e informou, em nota, que comentará o assunto nesta sexta-feira, 8. A Secretaria estadual de Educação não respondeu o e-mail de A VOZ DA SERRA até o fim da tarde de ontem.  

Foto da galeria
A antiga escola estadual Aldeia da Criança Alegre é ocupado por oito famílias há cinco anos (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade