Moradores pedem reabertura de colégio em Rio Bonito de Cima

Escola Municipal Nossa Senhora de Nazareth, em Lumiar, foi fechada há quase dois anos para reformas
quinta-feira, 13 de abril de 2017
por Alerrandre Barros
​Mães, pais e alunos pedem a reabertura da escola de Rio Bonito de Cima (Foto: SOS Rio Bonito)
​Mães, pais e alunos pedem a reabertura da escola de Rio Bonito de Cima (Foto: SOS Rio Bonito)

Ao menos quarenta pessoas assinaram até a última quinta-feira, 13, um abaixo-assinado online pela reabertura da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazareth, no centro de Rio Bonito de Cima, no distrito de Lumiar, em Nova Friburgo. A unidade foi fechada para reformas em 2015 e os alunos foram transferidos para outro colégio num local isolado, sem telefone e internet, cujo acesso se dá por uma estrada em péssimas condições.

“As mães e pais estão preocupados com a segurança e o rendimento dos alunos. Além da falta de telefone e internet, a professora e a merendeira não têm um carro à disposição para alguma emergência. Por causa disso, muitos pais estão optando por retirar os filhos do colégio”, disse a médica veterinária Delphine Könz, idealizadora do movimento pela escola chamado SOS Rio Bonito.  

Ela produziu um vídeo que mostra o estado da estreita estrada por onde os estudantes passam, nas vans escolares, para chegar à Escola Municipal Professora Alair Campos Ouverney, na localidade conhecida como Cabeceira. Em seis quilômetros, há buracos, lama e curvas sinuosas que põem em risco os estudantes em períodos de chuva. O vídeo também mostra imagens externas do colégio, numa área em meio a mata, distante cerca de 20 quilômetros da próxima via asfaltada.

Segundo a veterinária, ao menos 35 alunos do pré-escolar e do ensino fundamental estudam na Alair Ouverney. Em torno de 29 estudantes são do centro de Rio Bonito e os demais moram em outras localidades. Havia quatro escolas na região. Hoje, só há uma em funcionamento. No início deste mês, parte dos alunos, pais e mães realizaram um ato, em frente à antiga escola, pedindo a reabertura do espaço. “Queremos nossa escola de volta”, dizia uma faixa branca carregada por crianças.

Ainda de acordo com Delphine, mães e pais dos alunos já procuraram a secretaria municipal de Educação várias vezes, desde que a Nossa Senhora de Nazareth foi fechada, há quase dois anos, em busca de uma solução para o problema, já que a reforma da unidade nunca foi entregue. Segundo a veterinária, a escola fica próxima do posto de saúde, tem telefone, internet, portanto, uma estrutura melhor de educação e segurança.

No próximo sábado, 15, o subsecretário municipal de Educação, Igor Pinto, e o vereador Norival Espíndola (PT) vão se reunir com moradores, às 10h, em frente à escola Nossa Senhora de Nazareth para discutir a demanda dos pais e dos alunos. A VOZ DA SERRA procurou na última quinta-feira, 13, a Prefeitura de Nova Friburgo para esclarecer outras informações sobre a escola e para saber se há projeto de reforma da unidade, mas não obteve retorno devido ao ponto facultativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação | rio bonito de cima
Publicidade