Moradores do Solares enfrentam problemas com calçamentos ruins e falta de serviços

quinta-feira, 20 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Moradores do Solares enfrentam problemas com calçamentos ruins e falta de serviços
Moradores do Solares enfrentam problemas com calçamentos ruins e falta de serviços

Texto: Lucas Vieira / Fotos: Amanda Tinoco

Divido em duas partes, o Solares é um dos bairros de Nova Friburgo que apresentam o tradicional contraste de realidades sociais. Em uma parte, existem casas grandes, poucas pessoas na rua e poucos problemas. As poucas dificuldades desta parte do bairro — o Solares I — encontram-se em sua entrada. A ponte de acesso é perigosa, por não contar com proteção em suas laterais, como um corrimão, por exemplo, colocando em risco os pedestres que ali passam. Além disso, a Rua Aristides José Pereira — uma das primeiras que podem ser vistas chegando-se ao bairro — não apresenta calçamento, o que traz diversos problemas aos moradores, principalmente na época das chuvas.

Subindo para o Solares II, a quantidade de problemas se multiplica. Essa é uma área do bairro mais humilde, onde os moradores expressam mais descontentamento, e também onde se encontra situações que precisam de medidas urgentes. Na Rua Hélio Leite Brandão, dois moradores reclamaram da precariedade de alguns serviços. Segundo Manoel Franco, aposentado que mora há 18 anos no bairro, é preciso melhorar a condição das ruas e o serviço de limpeza. "Nossa rua está cheia de buracos e, apesar de haver um funcionário que limpa ela, é difícil dar conta”, comentou o morador. "Além disso, era preciso que melhorassem as nossas calçadas e, principalmente, que fizessem um posto de saúde aqui, é uma necessidade muito grande. Hoje eu tive que ir até o bairro São Geraldo para uma consulta”, acrescentou o barbeiro Sérgio Breder, que vive no Solares há 17 anos.

A parte central do bairro conta com uma quadra poliesportiva e também uma creche, que atende a toda a localidade. Apesar da presença do centro de educação infantil, um morador — que optou por não se identificar — reclamou que não há escola no bairro. "É bom ter uma creche aqui, mas falta uma escola para as crianças maiores e para os adolescentes. Fora isso, nosso bairro — apesar de ser tranquilo para morar — está com as ruas muito esburacadas e os ônibus estão sempre atrasados. Seria bom também ter um posto de saúde aqui, para atender os moradores.” 

Ainda sobre a quadra, outro morador comentou que, apesar de ela ser de grande valor, sua infraestrutura não está totalmente adequada. "Ao lado da quadra a gente tem um barraco — que foi utilizado pelos funcionários da construtora durante a obra — que é usado pelas crianças como vestiário, pois elas não têm onde se trocar. Fora isso, ainda há o problema com o barranco que fica ao lado, quando chove a terra vai toda para dentro do campo. É preciso que façam uma drenagem.” O mesmo morador também reclamou de outras dificuldades que enfrentam no Solares, como os buracos nas ruas, a iluminação pública e, principalmente, o horário dos ônibus. "A associação de moradores daqui conseguiu que a gente tivesse um reforço, com mais coletivos. Porém, o horário nunca é certo”.

Em um dos pontos mais altos do bairro, está a Rua Balmant. No fim da rua é possível ver um ponto de ônibus que está em condições precárias e também muito lixo. Transversalmente à via, encontram-se diversos escadões, onde há muitas moradias. Em uma delas, vive Lenir Corrêa, que está no Solares há mais de 20 anos. Entre os problemas do bairro, a moradora comentou: "Nosso bairro não tem escolas, os ônibus estão sempre atrasados e, além da quadra, não tem um outro lugar para as crianças brincarem. Aqui é tudo muito difícil, precisávamos de muitas melhorias em nosso bairro”.

 

O bairro Solares é dividido em duas partes

A Rua Aristides José Pereira não possui calçamento, prejudicando os moradores

Manoel Franco reclamou da condição das ruas e da limpeza do bairro

Ponte no Solares I sem proteção na lateral apresenta risco aos pedestres

 

O ponto de ônibus da via encontra-se em péssimas condições, com problemas no telhado e sem lixeira

 

Segundo Sérgio Breder, a falta de um posto de saúde no Solares o obrigou a ir a outro bairro para uma consulta

Um dos escadões da Rua Balmant, num dos pontos mais altos do bairro

 

A quadra poliesportiva é a única opção de lazer para os jovens do bairro

Lenir Corrêa é moradora do bairro há 20 anos e reclamou de diversos serviços básicos





CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: calçamento
Publicidade