Moradores do Jardim Califórnia querem mais ônibus e menos calçadas esburacadas

Distrito em Conselheiro Paulino é considerado bom lugar para se viver, mas reúne típicos problemas urbanos, como ruas esburacadas, calçadas abandonadas, falta de sinalização, bueiros destampados e lixo espalhado
quinta-feira, 16 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Moradores observam a necessidade de uma melhor sinalização no cruzamento de acesso ao bairro (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)
Moradores observam a necessidade de uma melhor sinalização no cruzamento de acesso ao bairro (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

O bairro Jardim Califórnia agrada a seus moradores em quase todos os aspectos, principalmente por ser um lugar tranquilo, que oferece aos habitantes uma boa qualidade de vida. Para os moradores, a localidade disponibiliza quase tudo que precisam, já que o comércio local é bem variado, com mercados, padaria, farmácia, quitanda, restaurantes, bares, barbearia e lojas de roupa. O policiamento também foi elogiado pelos moradores. 

As instituições de ensino presentes no Jardim Califórnia também atendem à demanda dos moradores, facilitando aqueles que trabalham fora do bairro e que ainda têm que levar os filhos para a escola. Já as áreas de lazer do Condomínio Vale das Rosas não são tão bem cuidadas. A pracinha localizada nos fundos do condomínio é agradável, mas os que a frequentam dizem que a capina demora a ser realizada. O campo de futebol também não é dos melhores, mas isso não impede a criançada de se divertir no fim de semana, conta uma moradora. 

Os moradores que dependem do transporte público para chegar até o bairro em horário de pico enfrentam dificuldades. Além do congestionamento no trânsito, não há uma linha de ônibus direta e preferencial para os moradores do Jardim Califórnia e do Vale das Rosas. Sendo assim, coletivos costumam trafegar lotados, principalmente pelo fato de serem utilizados também pelos moradores de Conselheiro Paulino e Jardim Ouro Preto, impossibilitando muitas vezes que os moradores do Califórnia utilizem os coletivos disponibilizados na linha Centro-Jardim Califórnia. “Às vezes passam dois ônibus ao mesmo tempo. Nos horários em que o movimento é maior, quando as crianças saem da escola e as pessoas do trabalho, fica impossível para quem mora na parte alta do Califórnia pegar o ônibus, porque toda a população que mora antes do Califórnia acaba utilizando os ônibus do nosso bairro. Geralmente quando o ônibus chega na subida para o Vale das Rosas já está vazio. Isso acaba sendo um transtorno para quem mora aqui, que sempre fica agarrado na roleta ou nem consegue embarcar”, contou a moradora Adélia Silva, moradora do bairro há 20 anos. 

Buracos nas ruas, descaso com as calçadas, falta de sinalização, bueiros destampados e lixos espalhados também são outro problema perceptível para quem passa pelo condomínio do Vale das Rosas. As calçadas encontram-se esburacadas, o que pode ocasionar acidentes aos pedestres que passam por ali, principalmente aos idosos. A falta de sinalização no principal cruzamento, que liga ao centro da cidade, ao Vale das Rosas, ao Loteamento do Barão e ao próprio Jardim Califórnia, causa insegurança para os motoristas, já que muitos abusam da velocidade. Além dos buracos nas ruas da subida do loteamento — também causadores de acidentes — os bueiros destampados e os lixos espalhados são, segundo moradores, uma grande ameaça para a saúde dos que residem naquela área.

Falta de fiscalização

Segundo um morador que preferiu manter sua identidade preservada, um grande transtorno para os pedestres do Jardim Califórnia é em relação a alguns bares e restaurantes que ocupam as calçadas com cadeiras e mesas, impedindo a passagem. “Durante o dia, apesar das mesas e cadeiras já ocuparem a calçada, até que dá pra passar porque não tem muita gente sentada. Agora, à noite a situação complica, porque o número de clientes é maior e acaba não sobrando espaço para os pedestres. O único jeito é passar pela rua, o que é um risco. Pelo menos parte dessas calçadas deveria ser reservada para os pedestres”, observou o morador.

  • Moradores afirmam que o bairro Jardim Califórnia  é um lugar tranquilo para morar (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    Moradores afirmam que o bairro Jardim Califórnia é um lugar tranquilo para morar (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

  • Descaso com os bueiros da localidade (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    Descaso com os bueiros da localidade (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

  • Calçadas esburacadas: perigo para os pedestres (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    Calçadas esburacadas: perigo para os pedestres (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

  • Bueiros destapados atraem bichos, o que acaba sendo uma ameaça à saúde pública (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    Bueiros destapados atraem bichos, o que acaba sendo uma ameaça à saúde pública (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

  • Na pracinha do condomínio Vale das Rosas, a capina estava sendo realizada. Moradores se queixam da demora pela ação (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    Na pracinha do condomínio Vale das Rosas, a capina estava sendo realizada. Moradores se queixam da demora pela ação (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Jardim Califórnia | A Voz dos Bairros
Publicidade