Moradores de Amparo protestam hoje contra obras paralisadas do posto de saúde

quinta-feira, 13 de março de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Moradores de Amparo protestam hoje contra obras paralisadas do posto de saúde
Moradores de Amparo protestam hoje contra obras paralisadas do posto de saúde

A comunidade do distrito de Amparo faz protesto hoje, 14, contra a paralisação das obras de construção do novo posto de saúde local. A concentração está marcada para as 16h, na Praça Guilherme Hermsdorff, a conhecida Praça do Sorvete, logo no trevo de chegada do 4º distrito.

Segundo lideranças comunitárias de Amparo, o protesto terá até bolo, para celebrar de forma satírica um ano de obras paralisadas. Enquanto isso, o antigo posto funciona precariamente, sem médicos e ambulância. Segundo os organizadores do protesto, um casal de médicos mineiros que trabalhava no posto desenvolvendo um bom trabalho retornou a Belo Horizonte, após o fim do contrato.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde para obter informações sobre o assunto, mas não obteve resposta.

Antiga reivindicação

No mês de agosto de 2013, A VOZ DA SERRA esteve em Amparo e os moradores já reivindicavam a conclusão das obras. Citaram que o atual posto de saúde é insuficiente para atender a população: pequeno, em imóvel alugado, com poucos profissionais, sem ambulância e poucos equipamentos. Na ocasião, comentaram ainda que não havia carro para que a médica de família pudesse fazer suas visitas. A situação se agravava, disseram os entrevistados, devido aos doentes acamados sem assistência. Quando a pessoa piora ou alguém passa mal, os vizinhos prestam socorro e encaminham o doente para o Hospital Municipal Raul Sertã — como o caso da comerciante e trovadora Hermelina Schuenck, entrevistada na matéria de agosto: sua irmã doente não recebia visitas médicas havia cinco anos e, sempre que necessário, era levada ao saturado Raul Sertã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Protesto | saúde
Publicidade