Montanha Cup é sucesso em sua 11ª edição em Nova Friburgo

Aproximadamente 400 atletas puderam desfrutar das belezas e da qualidade das trilhas de Sao Pedro da Serra
quarta-feira, 06 de abril de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Largada e chegada movimentaram o distrito de São Pedro da Serra no sábado e domingo
Largada e chegada movimentaram o distrito de São Pedro da Serra no sábado e domingo

Reunir esporte, natureza e adrenalina no mesmo evento é a fórmula utilizada pelo Montanha Cup para se tornar sucesso nos últimos 11 anos. Em mais uma edição, realizada neste fim de semana, aproximadamente 400 atletas puderam desfrutar das belezas e da qualidade das trilhas de Nova Friburgo já a partir da largada, em São Pedro da Serra. Destaque para os títulos dos friburguenses, Izaias Teixeira, na categoria master A1, e Jhonattan Frez de Aguiar, na júnior, ambos entre os competidores federados.

O evento também integrou as comemorações da criação do 7º distrito, e atraiu um grande público nos dois dias de competições. Ainda de acordo com dados do município, outro aspecto merece ser comemorado: a taxa de ocupação das pousadas na localidade chegaram a praticamente 100%.

“Organizar uma prova dessas é complicado. Agradeço à Prefeitura de Nova Friburgo que sempre me apoiou, desde o primeiro evento, e esse ano atuou como co-realizadora. Agradeço também à Stam, Energisa, Plano GS e à Toyoserra. Temos vários outros parceiros que ajudam a garantir a logística do evento e merecem o nosso agradecimento”, destaca Orlando Miéle, idealizador e organizador do Montanha Cup.

No último sábado, 2, primeiro dia de prova, os atletas seguiram pela região de Alto do Macabu, passaram por um pequeno trecho da localidade de Santo Antônio e retornaram ao Centro de São Pedro da Serra. O percurso totalizou 38 quilômetros, com picos de até 1.400 metros. No domingo, 3, após a largada em São Pedro, os ciclistas passaram por Vargem Alta, pela localidade de Cruzeiro, Venda Azul e retornaram para o sétimo distrito, percorrendo 42 quilômetros, porém sem tantas subidas.

O evento reuniu atletas e amantes do ciclismo na modalidade Mountain Bike Maratona XCM, divididos em categorias. Houve ainda quem optasse pela categoria turismo – a maioria dos inscritos inclusive -, que apenas apreciaram o percurso e participaram do Montanha Cup simplesmente pelo prazer de pedalar. “O que importa é que as pessoas que vieram gostaram muito do evento. Praticamente todos os atletas completaram o percurso, e não tivemos nenhum tipo de incidente. A cada ano que passa o Montanha Cup tem melhorado, pois procuramos sempre aprender para tornar o evento seguinte mais atrativo”, destaca Miéle.

Quem competiu precisou vencer os obstáculos em busca do pódio do Montanha Cup. Na principal categoria da competição, a elite masculina, o petropolitano, Wolfgang Soares Oslen, que já havia vencido a etapa de Nova Friburgo em 2014, faturou o bicampeonato entre os federados. Waslen de Souza Medeiros, de Volta Redonda, foi o vice, seguido por Fábio Luiz da Silva Fortuna, de Paracambi. Rodrigo Lopes Rocha e Reginaldo Araújo Nogueira completaram a premiação principal. Entre as mulheres, na elite feminina, a carioca Mônica Espírito Santo Bernardes levou o título.

Na categoria júnior, o friburguense Jhonattan Frez de Aguiar foi o vencedor, enquanto na master A1 o já conhecido friburguense Izaías de Oliveira Teixeira chegou na primeira colocação. Entre os veteranos venceu Niedson Pastor de Albuquerque. Já entre os não federados, Alex Barbosa Gomes, Carla Lavigne, Anderson Zomer, Willian Antônio da Silva e Rômulo Vanderlei Ribeiro venceram as principais categorias.

Damiano Militão, um dos nomes mais conhecidos de Nova Friburgo na modalidade, foi vice na categoria master A2. Entre as duplas, os representantes de Teresópolis, Luiz Felipe Mattos e Lúcio Henrique Oliveira foram os mais rápidos. Na categoria turismo, Danilo Trugilho de Souza, de São Gonçalo, terminou a prova em primeiro lugar.

A ideia de realizar o Montanha Cup surgiu há dez anos, através do cirurgião-dentista Orlando Miéle Júnior. Apaixonado pelo esporte visualizou o potencial das trilhas para organizar uma competição de ciclismo em Nova Friburgo. Logo na primeira edição, o Montanha Cup reuniu 150 atletas, algo até então inédito no estado. Algumas boas novidades para o ciclismo de Nova Friburgo devem ser anunciadas em breve, com iniciativas e projetos que irão satisfazer os apaixonados por bike, natureza e também história.

Foto da galeria
Pódio com os cinco campeões da categoria principal, a elite masculina
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ciclismo | Montanha Cup
Publicidade