Mobilização contra o Aedes aegypti chega a Conselheiro Paulino

Segundo dia de campanha contou com distribuição de repelentes e panfletagem
quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
por Dayane Emrich
“As crianças conseguem mudar os conceitos dos pais dentro de casa e já crescem com a consciência”, disse a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna (Foto: João Luccas Oliveira)
“As crianças conseguem mudar os conceitos dos pais dentro de casa e já crescem com a consciência”, disse a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna (Foto: João Luccas Oliveira)

A manhã de quarta-feira, 18, foi movimentada na Praça Lafayette Bravo Filho, em Conselheiro Paulo. Na ocasião, agentes da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e da Cruz Vermelha estiveram no local com o intuito de conscientizar a população sobre as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya. 

Durante seu segundo dia da campanha especial, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Cultura, Esportes, Serviços Públicos e apoio da Cruz Vermelha de Nova Friburgo, houve panfletagem e orientação de combate ao mosquito prestada pelos agentes da subsecretaria — com dicas sobre os principais locais onde pode haver focos do Aedes, como caixas-d’água, pneus, calhas e ralos. Além disso, na ocasião, foram distribuídos repelentes para idosos e gestantes — considerados do grupo de risco — e feitos testes de glicemia e aferição de pressão.

Música ao vivo, teatro de fantoches para as crianças e um boneco simbolizando o Aedes também atraíram atenção dos adultos e dos pequenos, principal alvo da campanha. “As crianças têm uma importância muito grande nessa mobilização. Elas conseguem mudar os conceitos dos pais dentro de casa e já crescem com a consciência e capacidade de entender o risco que é manter um foco de água parada, o risco dessas doenças. Eles são a peça-chave para que a gente mude o pensamento da sociedade”, disse a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Romito Gonçalves, destacou a gravidade da epidemia de dengue no ano passado e a vulnerabilidade da população de Nova Friburgo em relação à chikungunya. “O Estado do Rio hoje tem um grande número de pessoas suscetível à chikungunya, que é uma doença com um tempo de recuperação demorado, porque ela ataca as articulações do paciente, que às vezes fica cerca de três meses ainda sentindo os sintomas. Ou seja, os gastos para a prefeitura também se multiplicam. Então, a forma mais barata e eficiente que temos para combater o mosquito é trabalhar a prevenção. Só assim vamos conseguir vencer essa batalha e evitar tudo aquilo que vimos no ano passado”, alertou Rodrigo.

Na última terça-feira, 17, a Estação Livre foi palco da campanha que, nesta quinta-feira, 19, acontece em Olaria. No próximo dia 26, as equipes de vigilância em saúde visitarão o bairro Jardinlândia, no distrito de Conselheiro Paulino. O local é considerado um dos com maior demanda em relação ao tema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Aedes Aegypti
Publicidade