Mobilidade Urbana sinaliza avenida de acesso a Olaria

Outras duas avenidas também terão as faixas pintadas no bairro
terça-feira, 01 de setembro de 2015
por Eloir Perdigão
A pintura de faixas na via era uma reivindicação dos motoristas (Foto: Amanda Tinoco)
A pintura de faixas na via era uma reivindicação dos motoristas (Foto: Amanda Tinoco)

A Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) está usando um equipamento recém-adquirido pelo município para fazer a sinalização horizontal (pintura de faixas) na Avenida Conselheiro Julius Arp, principal via de acesso ao bairro de Olaria. De acordo com o secretário Haroldo César Pereira, o trabalho seguirá para as avenidas Júlio Antônio Thurler e José Pires Barroso, a conhecida Via Expressa, antes de contemplar o Centro e outros bairros.

A máquina que faz a pintura das faixas está sendo utilizada em caráter experimental, inclusive com acompanhamento de uma equipe do fabricante. O teste consiste em pintar as principais vias da cidade contempladas com pavimentação do programa estadual Asfalto na Porta. O projeto-piloto é a Avenida Conselheiro Julius Arp, a partir da Praça Marcílio Dias, no Paissandu. “Em menos de meia hora a gente consegue pintar um trecho bem expressivo”, festeja Haroldo, o que não seria possível com os antigos equipamentos da Secretaria.

O trabalho começou pela Avenida Julius Arp porque, além de ter recebido o novo e bom asfalto do governo estadual, é uma das vias de maior fluxo de veículos de Nova Friburgo e a pintura das faixas era uma grande necessidade. Outras ruas de Olaria só serão pintadas após o recapeamento, serviço que depende da inauguração da usina de asfalto da Prefeitura, previsto para a próxima sexta-feira, 4.
Haroldo afirma que onde chegar o asfalto da usina da Prefeitura as faixas serão pintadas imediatamente. “A cidade vai ficar bonita”, garante o secretário, que se mostra satisfeito com a nova máquina. Ainda em teste, o equipamento está sendo acompanhado até esta quarta-feira, 2, por uma equipe do fabricante. 

Nos trechos onde há muitas moradias por perto o trabalho de marcação das faixas está sendo feito durante o dia, em função da conhecida Lei do Silêncio. Em locais onde há poucas habitações o trabalho é feito à noite, com objetivo de não prejudicar o trânsito. A durabilidade da pintura das faixas, no entanto, não pode ser prevista por Haroldo. Depende, inclusive, do movimento de veículos. “Com a nova máquina, onde se precisar do serviço, ele será realizado”, garante o secretário de Ordem e Mobilidade Urbana.

Saindo de Olaria, o trabalho de pintura das faixas seguirá para a Praça Marcílio Dias, onde as obras de alargamento das pistas já estão sendo finalizadas pela Secretaria Municipal de Obras. Além do Paissandu, outros locais, mesmo com calçamento de paralelepípedos, como Praça Getúlio Vargas e a Rua Prefeito José Eugênio Müller, entre outros, terão faixas pintadas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: pintura | faixa | Av. Julius Arp | Asfalto | mobilidade urbana | Trânsito
Publicidade