Meu Bairro Sustentável: a cura pelas árvores

Já pensou em tratar enfermidades utilizando energia das plantas?
terça-feira, 19 de setembro de 2017
por Renata de Rivera
Meu Bairro Sustentável: a cura pelas árvores

No dia 21 de setembro, próximo quinta-feira, será comemorado o dia da árvore (instituído por um decreto federal de 1965). Nosso interesse hoje é discorrer um pouco sobre a relevância dessa espécie de ser vivo. Este indivíduo inexprimível nos brinda com uma tecnologia de ponta para proporcionar o equilíbrio de inúmeros biomas e uma utilização que forneceu a humanidade remédios, matéria prima, culinária, lazer, lenha, enfim, até sobre seu “campo energético” existe uma infinidade de artigos científicos que atestam mais essa brilhante utilidade. Dessa forma te desafio a ler essa coluna até o fim, e se surpreender com o que irei te apresentar.

As árvores nos fornecem muito mais que sombra, ar puro, o que já é imenso, tendo em vista que uma árvore adulta em um ano, consegue absorver aproximadamente 22 quilos de gás carbônico e produzir oxigênio suficiente para dois adultos. Segundo o site www.ecycle.com.br as árvores ainda são capazes de absorver entre 55 e 109 quilos de gases poluentes como óxidos nitrosos e dióxido de enxofre, fazendo com que as zonas urbanas arborizadas tenham até 60% menos partículas de poluição do que as zonas não arborizadas. Ainda segundo o site, uma árvore grande e saudável possui o mesmo efeito de dez aparelhos de ar-condicionado funcionando 20 horas por dia, nos auxiliando na regulação do nosso clima.

Elas nos presenteiam com sombra e diversão ao escalá-las quando crianças, com alimentação por parte de suas raízes, troncos, flores e frutos. Milhares de anos antes da invenção do aparelho nebulizador, esse ser vivo fantástico já fazia a mesma função em escala global através da evapotranspiração com a qual elas contribuem para a umidade relativa do ar. Uma árvore de grande porte é capaz de bombear sozinha mil litros de água/dia para a atmosfera.

Já pensou em tratar enfermidades utilizando energia das árvores? Isso mesmo! A arboterapia é um método terapêutico que se utiliza dessa proposta para tratamento e melhoria da qualidade de vida. No Japão, a prática de caminhar na floresta é chamada de Shinrin-yoku (banho de floresta) e é utilizada para reduzir stress, sintomas de depressão, melhorar o sono, diminuir pressão sanguínea, dentre outros.

Em 1984 foi desenvolvido um estudo pelo psicólogo ambiental, Roger Ulrich em um hospital na Pensilvânia (Estados Unidos), que comparou pacientes em quartos com janelas voltadas para árvores com outros cujos quartos tinham vista para uma parede. Os pacientes voltados para o verde precisavam de menos analgésicos, apresentavam menos complicações pós-cirúrgicas e tinham alta do hospital mais cedo.

Segundo um recente livro “Blinded by Science”, do autor Matthew Silverstone, as árvores possuem uma vibração própria e que ao abraçá-las podemos melhorar a saúde e tratar doenças. Todo nosso respeito e admiração a este ente de vital importância para o efeito da vida na terra, devemos promover e contribuir para que mais e mais conhecimento seja produzido sobre este ser majestoso. Saibamos então manejá-las e preservá-las.

Quer plantar uma árvore? Quer adotar uma? Fale conosco e saiba como fazer.

Agradecimento: Sustentec

Contatos: 22 999383408 - e-mail:meubairrosustentavel@outlook.com

facebook.com/meubairrosustentavel - facebook.com/disqueoleousado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade