Mestre Saporito ministra seminário em Lumiar

Faixa-preta formado por Carlson Gracie quer fortalecer a “arte suave” na Serra
segunda-feira, 03 de agosto de 2015
por Refaella Dias
Marcelo Saporito (e) é o mestre de Edmo Dias Komodo e juntos tendem a fortalecer o verdadeiro jiu-jitsu em Nova Friburgo
Marcelo Saporito (e) é o mestre de Edmo Dias Komodo e juntos tendem a fortalecer o verdadeiro jiu-jitsu em Nova Friburgo

No último sábado, 1º, Nova Friburgo recebeu a visita de um ícone do jiu-jitsu. Marcelo Saporito tem 35 anos de treino interruptos na Carlson Gracie, 216 troféus conquistados e é hoje faixa-preta 5º grau formado pelo grande mestre Carlson Gracie — responsável por difundir a “arte suave” pelo mundo.

O evento aconteceu em Lumiar e contou com a presença do faixa-preta, que periodicamente vem à cidade através de um convênio com a equipe Clã Jiu-Jitsu Nova Friburgo para realizar seminários a fim de transmitir o conhecimento da arte para seus alunos. Marceloe contou que o objetivo principal da visita é fortalecer o verdadeiro jiu-jitsu na região. “Eu adoro Friburgo e a minha intenção de vir aqui é para ensinar o verdadeiro jiu-jitsu, que aprendi com meu mestre Carlson Gracie. O povo daqui merece aprender, porque é um povo família, é um povo amigo, e eu quero que a arte caia nas mãos de pessoas que a valorizem e que realmente saibam utilizar isso para o lado do bem”, afirma Marcelo. Realizando seminários por todo o mundo, Saporito acredita que o verdadeiro jiu-jitsu consiste na sequência de ataques — recuar não é aconselhado nem para pegar impulso —, além de englobar também a filosofia e não só a prática da luta.

Marcelo já formou muitos campeões durante sua carreira e se sente satisfeito pelo trabalho realizado: “Eu como responsável e técnico de todos da minha equipe tornei alguns deles campeões e isso para mim é tudo, é a minha vida. Estou sempre tentando evoluir. Evoluo com os meus alunos o tempo inteiro, pois é assim que mantemos os constantes aprendizados”.

Atualmente Marcelo Saporito reside no Rio de Janeiro, onde ministra suas aulas de jiu-jitsu, MMA e defesa pessoal na academia fundada por Carlson Gracie, localizada em Copacabana. O vínculo existente na cidade é com Edmo Dias, responsável pela academia Clã Jiu-Jitsu. Como Saporito sempre se familiarizou com Nova Friburgo, o elo criado com mestre Edinho Komodo só fortaleceu as visitas à região e hoje o jiu-jitsu da cidade conta com os ensinamentos e o apoio de um grande símbolo da arte suave. “Conheci o Edinho, uma grande pessoa e um grande atleta, praticante de jiu-jitsu e judô, e assim juntou a fome com a vontade de comer. Essas coisas a gente não combina, elas acontecem. Então eu venho para cá para fortalecer o jiu-jitsu na cidade e essa união só tem a crescer. Eu gostaria de passar mais tempo por aqui, mas como ainda não dá, eu venho pelo menos três vezes ao ano para ensinar o que sei para o povo friburguense, que eu admiro bastante”, finaliza Saporito.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: jiu-jitsu | Marcelo Saporito | Edmo Dias
Publicidade