Meio ambiente: Usina Cultural tem Feira da Sociobiodiversidade nesta quarta

Expositores apresentarão desde produtos agroalimentares a fitoterápicos e cosméticos
quarta-feira, 07 de junho de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Produtos que estarão na feira (Foto: Divulgação)
Produtos que estarão na feira (Foto: Divulgação)

A Feira da Sociobiodiversidade vai apresentar, pela primeira vez, o Projeto Ecológico TransformÓleo, com o objetivo de incentivar a reciclagem/reutilização de óleo de cozinha usado, conscientizando as pessoas de todas as faixas etárias sobre os males do descarte irregular de óleo de cozinha na natureza.

Esta 6ª edição será realizada nesta quarta-feira, 7, das 13h às 18h, na Usina Cultural Energisa. Os produtos a serem apresentados ao público estão sendo criteriosamente escolhidos pelos expositores para respeitar os prazos de validade, já que muitos deles são preparados somente na véspera. Os visitantes vão encontrar produtos frescos, de qualidade comprovada.

Responsável pelo projeto TransformÓleo, Nagda Florêncio vai conversar com as pessoas interessadas sobre como reutilizar o óleo usado de forma ecologicamente correta para produzir sabão e derivados, possibilitando assim uma forma sustentável de renda também, e sobre os pontos de coleta de óleo usado (EcoPontos), que fornece, para o descarte adequado para reciclagem. Às 15h.

    As pessoas poderão adquirir o SabÓleo - Sabão Artesanal Ecológico e Biodegradável -, já testado e aprovado para lavar panelas e louças em geral, coifa de parede industrial, aventais e toalhas, cozinha em geral, banheiros e boxes, bombonas e barris, e automóveis.

Expositores

A “Pancs Brasil” é a primeira empresa com uma linha de produtos baseados nas Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). Na feira poderão ser encontrados temperos, molhos, maionese, azeites, manteigas, doces, sucos, tudo 100% artesanal e sem conservantes, devidamente elaborados seguindo as normas de boas práticas, em parceria com sítios de certificação orgânica.

    Quem ainda não experimentou o brownie de grão de bico do “Ubá”, não deve perder a oportunidade, assim como a Medavuha, uma bebida tradicional russa; tem a culinária viva ou cozida, vegana, do expositor Arzhel Gortais, que ele define como ‘naturalmente bom’. Presente também o “Oficina dos Pães”, com pão árabe colorido, feito com legumes orgânicos (espinafre, cenoura e beterraba); pães trançados coloridos, também feitos com legumes; pão de forma integral multigrãos, baguetes, pão doce, recheados (todos veganos).

    Quem ainda não conhece “Friburgo Orgânica” vai conhecer: legumes, hortaliças, frutas in natura, plantas alimentícias não convencionais e temperos, da época. Outro expositor é “Jerimum”, com um escondidinho vegano, feito com aipim e antepasto de casca de banana verde, nhoque e pastinhas, preparados com biomassa de banana verde.

    A “Laticínios Amparo” produz derivados de leite sem aditivos químicos. As vacas não fazem uso de antibióticos e têm sua ração feita no próprio sítio. Há também uma linha de doces caseiros e geleias, feitos com frutas da propriedade, e as embalagens são reutilizáveis. Participa pela segunda vez a “Fazenda Monte Cristo Agroflorestal”, com seus brotos, queijos, pães, bolos, ghee, banana-passa, doces, saladas, chutney, mel, legumes, ovos.

Aromas

A “EntreFolhas” volta apresentando seus óleos essenciais extraídos de plantas medicinais aromáticas como: citronela, cipreste em maior escala, oferecendo um portfólio de produtos na linha para aromaterapia com óleos essenciais 100% puros. “Cacau Natural” também volta, com seus sabonetes glicerinados, desodorantes naturais, pó dental e Inciclo, um coletor menstrual.

    Já o expositor “Rima Essencial” participa pela primeira vez, com seus cosméticos artesanais feitos com extratos vegetais e óleos essenciais para a pele e cabelos. E “Cheiro Vivo/TerrAmada” comparece com seus óleos essenciais. E ainda o “Herbal Lumiar” com os sabonetes de açaí Jussara com menta, de lavanda francesa, Castille Eucalipto Herbal, entre outros produtos.    

    A Feira da Sociobiodiversidade é uma realização da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, com patrocínio da Energisa. Saiba mais pelo site www.facebook.com/feiradasociobiodiversidade. Endereço: Praça Getúlio Vargas, 55, Centro. Contato: feirasociobiodiversidade@gmail.com / (22) 2522-3687 e 2102-2523.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade