Meio ambiente: dia mundial comemorado no Centro da cidade

Fórum da Agenda 21 local promoveu ações para conscientizar a população dos benefícios de uma Friburgo sustentável
terça-feira, 05 de junho de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Foto de capa
A distribuição de mudas na Praça Dermeval Barbosa Moreira (Fotos: Henrique Pinheiro)

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta terça-feira, 5, várias ações foram promovidas em Nova Friburgo. Logo pela manhã, o prefeito Renato Bravo e alguns secretários municipais realizaram o plantio de cinco árvores nos jardins da prefeitura. Já na na Praça Dermeval Barbosa Moreira, foi promovido o Fórum da Agenda 21 Local, um movimento reconhecido mundialmente e instituído na conferência internacional do meio ambiente, a Eco 92 que aconteceu no Rio de Janeiro.  

Ainda durante a manhã foram promovidas na praça, com o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, atividades voltadas para a sustentabilidade e a conscientização ambiental com direito a distribuição de 500 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para a população. Quem quis levar uma muda para casa foi orientado sobre o plantio correto.

Alunos da Escola Municipal Alcides Francisco Brantes, de Salinas, distrito de Campo do Coelho, que integram o grupo de flautistas Doce Som, participaram da atividade e também foram conscientizados sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. Eles abrilhantaram o evento com várias canções atraindo a curiosidade do público. Quem chegava era convidado a refletir sobre o que tem feito em prol da preservação do meio ambiente e também pode levar uma muda.  

Célia Maria Badini Katzwinael, secretária executiva da Agenda 21 em Nova Friburgo, comentou que o objetivo da ação de ontem foi alertar sobre um mundo mais harmônico entre o homem e o meio ambiente, conscientizando a população sobre a importância da sustentabilidade de forma holística, não fragmentada.

Na ocasião, o Fórum da Agenda 21, seguindo as considerações e disposições da 2ª Conferência Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgou à população os seus objetivos, como o de estimular a  preservação do ambiente com qualidade e a promoção de uma economia saudável, em benefício de todos os habitantes do município. A Agenda 21 também promove o desenvolvimento sustentável em termos ambientais, sociais, econômicos e políticos em todo o município, estimulando a solidariedade, a justiça, e a igualdade entre todos os habitantes do município.

A Agenda 21 também pretende incentivar o desenvolvimento sustentável com a mobilização e a participação cidadãs. Para isso, a Agenda 21 tenta implementar o processo de definição das prioridades sociais que resultem em políticas públicas, das metas e dos indicadores do desenvolvimento sustentável em todo município.

 

LEIA MAIS

Confecção que desenvolve ações sustentáveis foi vitoriosa na categoria Gestão de Resíduos Sólidos

Eco Parque tem academia, brinquedos de madeira, bancos e mesas

Multa para quem for flagrado jogando entulho e outros objetos em via pública pode chegar a R$ 360 mil

Publicidade