Meditação à beira do lago do Country abre Yoga Day neste sábado

Jornada dedicada à milenar prática oriental vai das 8h às 18h, incluindo diversas atividades ao longo do dia
sábado, 23 de junho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
A meditação coletiva à beira do lago acontecendo na manhã deste sábado, 23 (Fotos: Adriana Ventura)
A meditação coletiva à beira do lago acontecendo na manhã deste sábado, 23 (Fotos: Adriana Ventura)
Uma meditação coletiva em torno do lago dos jardins do Country Clube abre, às 8h deste sábado, o Yoga Day em Nova Friburgo. É a segunda vez que acontece a jornada inteiramente dedicada a essa milenar filosofia oriental, em homenagem ao Dia Mundial do Yoga, celebrado nesta quinta-feira, 21. As atividades vão até 18h.

"Toda data comemorativa carrega uma grande força simbólica e uma energia bem perceptível"

Igor Fonseca, instrutor

O evento em Nova Friburgo, que pela segunda vez se realiza nos  jardins do Nova Friburgo Country Clube, anfitrião do encontro, é realizado em parceria entre o jornal A VOZ DA SERRA e o Samsara Estúdio, com apoio do mercado Tutti Frutti, que oferecerá a mesa do café da manhã para os participantes. O Mundo Verde participa oferecendo chás especiais.

A entrada é livre, mas são aceitas doações de leite, detergente, luvas de procedimentos, leite, pó de café, biscoitos tipo maisena e fraldas geriátricas tamanho XG. Os donativos serão destinados ao Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje).

Depois da meditação, a programação segue, às 9h, com Hatha Yoga e Yoga Nidra. Às 11h, ocorre a Dança Circular. Às 14h, está previsto Acroyoga e Yoga para Crianças. Às 15h, Yoga restaurativo e música ao vivo. Às 16h30, Yoga dos Chakras. Às 17h30, Satsang e mantras. A partir das 13h, alguns terapeutas se ofereceram a fazer reike nos participantes que se interessarem.

Na programação consta ainda música ao vivo a partir das 15h com a Maha Banda, que faz sua estreia. A banda é formada por amigos que se uniram pelo yoga e pela música para compartilhar músicas que trazem alegria e tranquilidade. O repertório conta com mantras, kiirtans e composições de George Harrison, o Beatle que foi um dos responsáveis por divulgar a música indiana para o mundo. A banda é formada por Larissa Goretkin, piano, voz e flauta; Gauri Shankara, voz, ukelele e percussões; Leandro, cello, voz e percussões; e Ian Lima, percussões e áudio.

Outra novidade é a distribuição de 250 mudas de frutíferas nativas da Mata Atlântica e ipês de diferentes cores. As mudas são produzidas no Viveiro Florestal, da Cedae, localizado na Colônia Penal Agrícola de Magé, onde a empresa mantém o Programa Socioambiental Replantando Vida. “O programa emprega presidiários nas atividades de produção de mudas e reflorestamento de nascentes e matas ciliares”, esclareceu Alan Henrique Abreu, engenheiro florestal da Cedae e coordenador ambiental do programa.

O instrutor Igor Fonseca, do Samsara Estúdio (foto), lembra que a prática do yoga leva o ser humano a um contato maior com o seu interior, possibilitando o despertar do que há de melhor em cada um. Para ele, a meditação traz diversos benefícios para a vida de quem a pratica, portanto, aprender a meditar é permitir a cada pessoa viver com saúde plena e descobrir um novo universo.

“O Yoga Day no ano passado foi muito bonito e super alinhado com esse propósito de saúde, bem-estar e harmonia, e é muito gratificante saber que este ano ele se tornou maior e mais completo. Num momento onde controle do estresse se torna uma das principais medidas de saúde, divulgar essa ideia é fundamental”, diz Igor.

Para o instrutor, o dia tem uma simbologia toda especial: “Toda data comemorativa carrega uma grande força simbólica e uma energia bem perceptível. A do yoga é da unidade: estar em harmonia com a própria saúde física e mental, em harmonia com as pessoas e com a vida como um todo. Celebrar isso em coro com todos os lugares do mundo faz com que esse evento se torne muito grandioso”, afirma.

No ano passado, o Yoga Day reuniu centenas de praticantes no Country, entre veteranos, iniciantes e curiosos.  Pelo segundo ano consecutivo, o clube participa do evento internacional abrindo seu espaço a sócios e não-sócios. “O objetivo é proporcionar uma parada no sábado para quem já pratica e, principalmente, fazer um chamamento ao não praticante para conhecer, experimentar e, quem sabe, até mudar seu estilo de vida. Yoga é um conceito, uma filosofia  que trabalha corpo e mente. Não é religião, portanto, não tem barreiras”, diz Roosevelt Concy, presidente do Nova Friburgo Country Clube.

Adriana Ventura, diretora do jornal A VOZ DA SERRA, declara estar feliz por ver a segunda edição acontecer e espera o sucesso desse evento, que tem como principal finalidade, na sua opinião, “reunir pessoas dispostas a transformar a energia do mundo positivamente, com uma parada para desacelerar essa vida corrida que todos temos”.

Conheça cada modalidade:

Hatha Yoga: a prática mais indicada para os iniciantes, para que estes entrem em contato com os fundamentos do Yoga. A sua prática incorpora posturas, exercícios de respiração e meditação. Estimula concentração e relaxamento, e oferece a base para o entendimento de cada técnica que constitui uma aula de yoga de um modo mais detalhado. É vigorosa, mas ao mesmo tempo didática e terapêutica para desenvolver as habilidades físicas, de consciência corporal e de controle mental que o yoga oferece.

Yoga Nidra: significa o sono do yoga. É uma técnica de meditação bem específica e uma das meditações mais profundas, levando àconsciência dos vários níveis do processo mental para um estado supremo de imobilidade e discernimento. Essa prática oferece os benefícios do sono reparador em um curto espaço de tempo.  Além de reeducar nosso sono, esta técnica harmoniza todo o complexo corpo-mente.

Yoga restaurativo: é uma prática de relaxamento. Restaurar significa recuperar o aspecto original de alguma coisa, e o yoga restaurativo parte do principio de que a nossa natureza é tranquilidade, relaxamento, equilíbrio. A técnica se baseia em posições terapêuticas e confortáveis permitindo um momento de entrega total. A prática é construída em cima de princípios como conforto físico, relaxamento muscular, aquecimento da pele, iluminação suave, entrega ao relaxamento e permanência na postura. E funcionam porque são as condições que estimulam um ou mais sistemas tranquilizadores do organismo humano. Desta forma, estimula o sistema nervoso parassimpático responsável por tranquilizar e equilibrar o corpo.

Acro Yoga:  é uma prática onde se mesclam a alegria e o dinamismo da acrobacia, posturas e calma do yoga, cura e carinho da massagem tailandesa, cuidando sempre para que a prática seja segura e divertida. Por ser divertida, a prática de Acro Yoga tem conquistado o mundo com praticantes de todas as idades e culturas.

Dança Circular: um universo que contempla as danças de todos os povos, honrando cada um deles, seus ritmos e gestualidades. O repertório inclui milhares de danças, integrando dois grandes grupos: tradicionais (danças mais antigas, que foram passando através das gerações) e contemporâneas (coreografadas mais recentemente). Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode participar de uma roda de Dança Circular.

Yoga dos Chakras: uma aula onde se conhece a dimensão psicológica e energética dos movimentos do yoga (asanas). Também são utilizados sons, posturas de mãos e cristais que energizam e equilibram os sete principais pontos de energia do corpo sutil.

Yoga para crianças:  uma prática muito especial. Através de posturas, histórias, meditações, brincadeiras e canções, a criança tem a oportunidade de conhecer melhor o próprio corpo, desenvolver a coordenação motora, acalmar a mente e fortalecer os vínculos familiares, pois nas aulas de yoga lúdica, a criança sempre participa junto com um familiar. A criança passa a ter acesso ao milenar conhecimento do yoga, ao aprendizado de valores, tais como: respeitar a si mesmo, aos demais e ao planeta.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade