Matheus leva título do ranking escola Feerj de equitação

Hipismo de Nova Friburgo vive momento especial com o surgimento de novos nomes
quarta-feira, 06 de janeiro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Matheus Garrido e Eclética: uma parceria de sucesso que rendeu títulos diversos
Matheus Garrido e Eclética: uma parceria de sucesso que rendeu títulos diversos

Destaques em 2015 e promessas para o hipismo friburguense neste ano que inicia. O friburguense Matheus Marreto Mussi terminou a temporada como campeão do ranking escola da Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro (Feerj), na categoria iniciante. O parceiro de equipe e também friburguense, Marcelo Marreto Mussi, foi o terceiro colocado na mesma modalidade. Ambos são alunos de André Galeno na Escola Desempenho de Equitação, e já são considerados como os novos talentos do hipismo estadual.

Jovens talentos friburguenses

Os nomes de Matheus e Marcelo surgem em meio a um momento especial vivido pelo hipismo de Nova Friburgo. Há pelo menos três anos, outro jovem cavaleiro tem se destacado nas competições estaduais e nacionais da modalidade. Depois de conquistar variados títulos, Matheus Garrido teve a oportunidade de participar da clínica de aprendizagem e aperfeiçoamento em equitação, promovida pelo Centro Equestre Luiz Felipe de Azevedo, em Miguel Pereira, no Sul fluminense. Luiz Felipe, o Felipinho, como é conhecido, foi tricampeão brasileiro sênior (1974, 1997 e 1985), diversas vezes vencedor nos principais GPs dentro e fora do país, detentor de uma medalha de ouro conquistada no pan-americano de Havana (Cuba 1991), duas medalhas olímpicas de bronze (Atlanta em 1996 e Sidney em 2000) e recordista em provas de potência (salto em altura) no CSIO de Roma, em 2002.

A partir deste encontro e com o bom desempenho durante a clínica, Matheus passou a treinar no Centro Equestre que leva o nome de Felipinho. A oportunidade provocou a mudança de cidade e de vida, mas a paixão pelo hipismo e a vontade de alçar voos maiores amenizaram qualquer dificuldade de adaptação. Após dois anos, Matheus vai se mudar para o Rio de Janeiro, onde dará continuidade aos treinamentos no hipismo e cursará uma faculdade.

Matheus foi indicado por Felipinho a Hélio Pessoa, um dos mais conceituados formadores de cavalos e cavaleiros de salto no País. O ‘Course Designer’ internacional é um importante representante de uma das famílias mais tradicionais do hipismo mundial. Os trabalhos começam em janeiro.

No histórico do jovem friburguense constam diversos títulos. Apenas entre 2009 e 2013, pela Fase Escola Desempenho de Equitação, o cavaleiro foi primeiro colocado na etapa inicial do Ranking Feerj 2012 e quinto lugar na etapa do Circulo Militar de Polo. Por falta de recursos e apoio, interrompeu a participação no ranking e manteve apenas os treinos durante o ano.

De volta às competições em 2013, conquistou o título de campeão do ranking Feerj. Alcançou ainda o primeiro lugar na segunda edição do Campeonato de Inverno, promovido pela Escola Desempenho de Equitação. Além dos troféus conquistados, Matheus concluiu o curso básico de equitação na Escola Desempenho de Equitação, em Cachoeiras de Macacu, com a orientação do instrutor André Galeno.

O potencial, de fato, foi observado na primeira participação em uma etapa do ranking Feerj, em 2009, aos dez anos de idade. Na competição, o quinto lugar chamou a atenção de instrutores e especialistas. Logo no ano seguinte, em 2010, sagrou-se vice-campeão do ranking Feerj. O desempenho rendeu homenagens na décima edição de “Melhores do Esporte de Nova Friburgo”, naquele mesmo ano. Em 2011, voltou a ser campeão Estadual Feerj, e alcançou o vice-campeonato brasileiro de escolas no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo.

Em 2013, já pela categoria jovem cavaleiro A, 1,10 metro, Matheus Garrido foi primeiro lugar no ranking de salto Feerj, promovido pela Sociedade Hípica Brasileira. Em busca de especialização, participou da “Clínica de Hipismo” dirigida por Ludo Philippaerts (Bélgica) e Yuri Mansur (Brasil), em São Paulo. Disposto a novos aprendizados, o próximo passo é preencher o currículo com a esperança de se consolidar entre os melhores cavaleiros do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: hipismo
Publicidade