Maria Mariana, Márcio Cunha e Nobel Medeiros serão os jurados do FIT

Inscrições para a 5ª edição do Festival vão até dia 18; eventos erá realizado em outubro no Colégio Nossa Senhora das Dores
segunda-feira, 07 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Maria Mariana, Márcio Cunha e Nobel Medeiros serão os jurados do FIT

A organização do V Festival Intercolegial de Teatro (FIT), a ser realizado em outubro, no Teatro Irmã Sania Cosmelli, do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), reitera que as inscrições para participar do evento terminam dia 18 de setembro. E aproveita para divulgar os primeiros nomes confirmados para integrar o corpo de jurados, que terá personalidades de reconhecida competência, ligadas à área teatral: a atriz e escritora Maria Mariana, autora da peça Confissões de Adolescente; Márcio Cunha, diretor, coreógrafo, bailarino, artista plástico e arte-educador; e o ator, diretor e professor friburguense Nobel Medeiros, um experiente profissional do teatro, com 50 anos de carreira.

O V Festival Intercolegial de Teatro será realizado no período de 2, 3 e 4 de outubro. Mais informações pelo telefone 2522 1300 ou pelo site www.cnsdfri.com.br.

Sobre os jurados:

Maria Mariana tem uma longa e rica trajetória no campo da dramaturgia. No teatro, além de Confissões de Adolescente, de seu texto adaptado por ela própria de seu primeiro livro, publicado há 25 anos – a montagem de 1992, ficou em cartaz por 10 anos -, destacam-se as peças As guerreiras do amor, A alma boa de Setsuan, Cabaré filosófico, Todo mundo tem problemas sexuais, e Memórias da barriga. Sua carreira como atriz também se destaca em seus trabalhos na televisão e no cinema. Fez parte da equipe de redatores de Malhação, escreveu um dos episódios da série Um menino muito maluquinho e participou da equipe de redação da novela Promessas de amor, da Record.

Livros publicados: Cara metade, Memórias da barriga, (nova edição) Confissões de Adolescente, e Confissões de mãe.

Márcio Cunha é coreógrafo, bailarino, artista plástico, arte-educador, diretor e pós graduado em educação psicomotora pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação. Desenvolve trabalhos com a Cia. Márcio Cunha Dança Contemporânea, desde 2002, quando estreou  o solo Reação, no evento Panorama de Dança no Rio de Janeiro. A companhia conta em seu repertório com os espetáculos Tela Azul, Vermelho Cádmio, Figuras Amarelas, Corvos e Girassóis, Fase Dourada e Frida-me. Participou de diversos eventos com espetáculos e workshops pelo Brasil, como Dança em Trânsito (RJ), Espaço Experimental coordenado por Ana Kfouri (Sesc Tijuca), Café Cultural coordenado por Gisele Tápias, e I Mostra Carioca de Dança Contemporânea, com direção e curadoria de Renato Vieira. Recebeu o prêmio Klaus Viana, em 2012, e em 2013 e 2014 foi agraciado com subsídios para montagem do espetáculo Frida-me e para circulação de Frida-me, nas lonas e arenas do Rio. Tem vasta trajetória como bailarino: seu espetáculo Terras/Presenças no Tempo, por exemplo, foi eleito pelo jornal O Globo um dos melhores de 2000. Como artista plástico desenvolve seus cenários e objetos de cena e comercializa suas peças por meio do seu site e no seu ateliê em Lumiar. Como professor dá aulas de dança contemporânea e faz palestras em Lumiar e entidades de Friburgo.

O prestigiado Nobel Medeiros, tem muitas histórias para contar e compartilhar experiências vividas em seus 50 anos de trabalho com o teatro. Com formação em nível superior em teatro, é bacharel em direção pela Unirio, tem um currículo enriquecido por diversos cursos de extensão. Lecionou em entidades como o Sesc Botafogo, e Colégio Modelo e Oficina Escola de Artes, de Nova Friburgo. Atuou nas montagens teatrais Auto da Fé, Auto da Compadecida, Auto da Alma, A Primadonna, Amor na terra do cangaço, A língua de Noé, entre outros. Em sua carreira como diretor constam mais de 50 obras, iniciada em 1961, com O Auto da Compadecida. Ao longo de suas atividades, obteve patrocínio de empresas importantes como O Globo e Ministério da Educação e Cultura. Recebeu prêmios, dentre os quais o troféu João Caetano por melhor montagem, cenário e espetáculo. O convite para integrar o júri do FIT, é uma forma de Nova Friburgo e região demonstrar seu reconhecimento e aplaudir, publicamente, a trajetória de Nobel Medeiros, importante personagem real da história e cultura regional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: fit | cnsd | Márcio Cunha | Nobel Medeiros
Publicidade