Marcação de consultas e exames nos postos de saúde tem novo sistema

Agendamento para atendimentos com especialistas seguirão procedimento feito pelo Sisreg
terça-feira, 14 de março de 2017
por Alerrandre Barros
Com a medida não haverá mais a necessidade das filas que se iniciavam durante as madrugadas nos postos, como o Sylvio Henrique Braune (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Com a medida não haverá mais a necessidade das filas que se iniciavam durante as madrugadas nos postos, como o Sylvio Henrique Braune (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

A marcação de consultas com especialistas e de exames oferecidos pela rede pública de saúde de Nova Friburgo vai mudar e promete ficar mais ágil. A partir desta quarta-feira, 15, o paciente vai fazer o agendamento no posto de saúde perto de casa, em qualquer horário de funcionamento da unidade, desde que esteja com o encaminhamento médico em mãos. 

Com a implantação do novo procedimento, feito pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), o paciente vai entrar em uma fila de espera e será chamado para realizar a consulta ou exame de acordo com a classificação de risco e o maior tempo de espera. O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), portanto, não precisará mais madrugar ou se deslocar para unidades de saúde distantes de casa para agendar o atendimento.

“Nós recebemos pacientes de todas as localidades que, às vezes, não conseguem marcar a consulta ou exame por falta de vagas. O paciente ia embora e voltava outro dia sem a garantia de que ia conseguir o atendimento. Agora, o paciente vai ser inserido numa fila, e mesmo que não tenha vaga naquele momento, ele permanece na fila até ser avisado do agendamento, que deve demorar até 60 dias”, disse a gerente da Central de Regulação, Iandara Moura.

Ela explicou que após a consulta com clínico geral ou médico da família em alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, o paciente encaminhado para atendimento médico especializado ou exame deve se dirigir à recepção do posto, onde vai ser inscrito nas filas do Sisreg. Diariamente, um médico regulador vai analisar os históricos dos pacientes que estão nas filas e, de acordo com protocolos clínicos, vai agendar a consulta ou o exame (colonoscopia e endoscopia digestiva alta continuam, por enquanto, sendo marcados no Hospital Raul Sertã).

Ainda de acordo com Iandara, o paciente não vai sair do posto com o encaminhamento marcado. Ele vai ser avisado do dia, horário e local do atendimento por telefone. A gerente da Central de Regulação ainda disse que as consultas de retorno serão agendadas na própria unidade onde aconteceu a consulta do especialista. “Antes disso, o paciente voltava para o fim da fila para marcar o seu retorno. Os tratamentos perdiam uma linha de continuidade. Agora, ele tem o retorno assegurado pela própria unidade”, garante. 

Outro procedimento que mudou é a coleta de sangue. A partir desta quarta-feira, 15, a coleta também será realizada nos postos de saúde. Antes, o paciente saía da consulta com o pedido de exame, ia ao setor que autoriza o procedimento no Raul Sertã, o pedido recebia um carimbo e o paciente seguia para um dos laboratórios credenciados para agendar a coleta. Agora, além da coleta, o resultado do exame estará disponível para o paciente nos postos.

Iandara acredita que a mudança vai humanizar o atendimento e diminuir a burocracia, aumentando a transparência, melhorando e ampliando a assistência e qualidade na prestação do serviço em Nova Friburgo, cumprindo a Política de Regulação SUS, que foi instituída no através da portaria nº 1.559/2008 e faz parte de uma ação integrada nas três esferas federal, estadual e municipal.

“Quantos pacientes precisam de uma consulta com neurologista? Quantas pessoas precisam de um encefalograma? Com a organização das filas e o agendamento por gravidade, poderemos dimensionar a demanda e melhorar a oferta em Friburgo. A expectativa é diminuir cada vez mais a espera dos pacientes por exames e consultas na cidade”, avalia. 

Com a mudança implementada pelo Comitê Gestor da Saúde, a Central de Regulação, localizada atrás do setor de tomografia do hospital, ganhou mais funções, como a captação das vagas oferecidas no município, a manutenção das ofertas no Sisreg, a capacitação de médicos reguladores e também a contratação de prestadores de serviços para o SUS. No local, continua funcionando o programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade