Máquina de costura adaptada para deficientes físicos vence desafio do Senai

Projeto de alunos dos cursos técnicos de vestuário e automação em Nova Friburgo foi o destaque na final nacional
sexta-feira, 21 de outubro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
A máquina adaptada foi criada por estudantes do Senai, em Friburgo (Foto: Ricardo Funari)
A máquina adaptada foi criada por estudantes do Senai, em Friburgo (Foto: Ricardo Funari)

Uma equipe de estudantes do Senai Nova Friburgo que criou uma máquina de costura adaptada para costureiros portadores de necessidades especiais ficou em primeiro lugar no Desafio Senai de Projetos Integradores. Entre os 993 projetos inscritos e criados por cerca de quatro mil participantes, o “Acesse – kit de adaptação para máquinas de costura” foi campeão na categoria Inclusão de Pessoas com Deficiência.

Os estudantes conquistaram o pódio ao criar um dispositivo eletromecânico que pode ser instalado em máquinas que tenham o motor elétrico convencional com embreagem mecânica ou Direct Drive, que é um tipo de motor com acionamento direto, ou seja, não precisa de elementos de fixação ou de transformação de energia. 

O dispositivo é um pequeno controle analógico, similar aos utilizados em joysticks (controles) para jogos eletrônicos, ligado a uma placa receptora de sinais que converterá o movimento feito pelo operador em micromovimentos a serem realizados por um motor de passo, sendo este acoplado ao motor da máquina de costura.

O controle analógico fica posicionado para ser usado pela mão direita do usuário e poderá ter seu posicionamento ajustado visando a melhor ergonomia do operador. Toda a arquitetura eletrônica e de controle do projeto foi feita em Arduino, uma plataforma de prototipagem, dotada de placa única e oferecida como um hardware livre.

 A solução é fruto do trabalho de José Felipe de Carvalho Araújo e Ramon Souza da Silva, estudantes do curso técnico em automação; e de Pedro Augusto de Souza Miranda e Wellyson Gomes Amorim, que cursam o técnico em vestuário. Segundo estimativas dos estudantes, o custo de produção do kit será baixo, tornando o projeto uma alternativa viável para empreendedores em Nova Friburgo, capital da moda íntima.

Para participar do Desafio Senai de Projetos Integradores, os alunos do Senai devem desenvolver projetos e com soluções para a indústria e a sociedade. Na etapa nacional, os projetos passaram pelo crivo de mais de 60 avaliadores. O estado do Rio ocupa três posições no pódio, sendo duas em primeiro lugar e uma em segundo. Os outros dois projetos são da capital fluminense.

A premiação vai acontecer em novembro. Além de um troféu, os alunos vão ganhar uma visita técnica a um polo tecnológico com duração de três dias, à Olimpíada do Conhecimento 2016 e um certificado para cada participante.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade