Mapa Musical do Rio é apresentado em Friburgo nesta quarta-feira

Aplicativo reúne toda as informações sobre produção musical no estado
terça-feira, 30 de agosto de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Mapa Musical do Rio é apresentado em Friburgo nesta quarta-feira

Após passar por 12 cidades em 3 países, a turnê de lançamento do Mapa Musical RJ — www.mapamusicalrj.com.br — desembarca em Nova Friburgo, nesta quarta-feira, 31. Com entrada franca, o evento será realizado a partir das 19h na Escola Superior de Música da Universidade Candido Mendes (Ucam). Além do lançamento, a programação contará também com a palestra gratuita "Os Caminhos da Música no Rio de Janeiro".

O Mapa Musical RJ (MMRJ) é um aplicativo de mapeamento colaborativo da cadeia produtiva da música do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa pretende dar visibilidade à produção cultural do Estado do Rio, estimular a circulação e o intercâmbio de informações entre artistas brasileiros e estrangeiros e fomentar negócios em diversas cidades da região.

"A proposta é que músicos e produtores utilizem os contatos e informações disponíveis no aplicativo para, por exemplo, agendar shows, trocar informações, obter orçamentos e conhecer as políticas públicas locais. Além disso, qualquer interessado pode se tornar um colaborador e indicar novos espaços da sua cidade", explica a idealizadora do projeto, Luiza Bittencourt, da Ponte Plural.

O Mapa Musical inclui informações sobre cursos de música, lojas de instrumentos musicais, estúdios de ensaio e de gravação, festivais de música, casas de show, festas populares, coletivos culturais, secretarias municipais de Cultura, empresas de sonorização, entre outros agentes culturais locais existentes.

O novo aplicativo foi destaque em importantes feiras de música do país como a Feira da Música de Fortaleza, o Prêmio Profissionais da Música em Brasília e a Semana Internacional da Música em São Paulo (SIM- SP). No exterior, o Mapa Musical foi apresentado na Feira Internacional de Música de Buenos Aires, na Argentina, e na Conferência Primavera Pro, do Festival Primavera Sound, em Barcelona, na Espanha.

Realizado pela Ponte Plural (www.ponteplural.com.br) e pelo LabCult (Laboratório de Pesquisa em Cultura e Tecnologias da Comunicação da Universidade Federal Fluminense), o Mapa Musical RJ conta com o patrocínio da Claro, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Ministério da Cultura, CNPQ e FAPERJ, bem como o apoio do Instituto Embratel Claro e da Escola Superior de Música da Ucam, que sediará o evento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Ucam | Música
Publicidade