Mamografias: 30% de pacientes agendadas não vão ao exame

Pesquisa divulgada pelo IBGE revela que o Rio de Janeiro é o estado com maior índice de mulheres que nunca fizeram o procedimento
quarta-feira, 26 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Mamografias: 30% de pacientes agendadas não vão ao exame

O câncer de mama está entre os mais temidos pelas mulheres. Para combater a doença, a Secretaria de Estado de Saúde vem investindo na ampliação do serviço de mamografia ao longo dos anos e hoje conta com nove aparelhos em sua rede, incluindo as unidades móveis. Ainda assim, muitas mulheres faltam ao exame agendado ou deixam de buscar o resultado. O alerta coincide com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada na sexta-feira, 21: na Região Sudeste, o Estado do Rio tem o maior índice de mulheres que nunca fizeram o exame preventivo. Porém, desde março de 2010 até julho deste ano, a rede estadual contabilizou mais de 263 mil exames.

No Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Rio Imagem, unidade de referência, nos anos de 2012, 2013 e 2014, 30% das mulheres agendadas para realizar mamografia não compareceram e 10% das pacientes que realizam o exame não retornaram para buscar o resultado. O diretor da unidade, Leonardo Veloso, destaca a importância do exame. “Ele permite o diagnóstico de forma precoce, possibilitando a cura completa no momento em que o câncer não é palpável e a paciente não está sentindo nada”, explica.

Para detectar ainda mais cedo a doença, a Secretaria de Estado de Saúde ampliou a faixa etária recomendada para a realização de mamografias, incentivando o exame bienal entre 40 e 49 anos e anualmente depois dos 50 anos - 10 anos a menos da idade sugerida pelo Ministério da Saúde. A Pesquisa Nacional de Saúde 2013 revelou que 40% das mulheres brasileiras entre 50 e 69 anos não realizaram o exame de mamografia nos dois anos anteriores à realização da pesquisa.

MAMOGRAFIA E BIÓPSIA - As unidades estaduais que realizam a mamografia também fazem biopsia nos casos suspeitos de câncer. Quando o resultado é positivo para a doença, as pacientes são atendidas por assistentes sociais, sendo orientadas a procurar o médico para dar início ao tratamento. Mas a ação do estado vai além da maior oferta de mamógrafos: a grande diferença está na adoção de um protocolo de atendimento humanizado, em espaços criados para gerar conforto e segurança às mulheres para a realização de exames.

ONDE FAZER - Todos os exames na rede estadual de saúde devem ser agendados diretamente pelo município de origem do paciente, a partir de pedido de médico do Sistema Único de Saúde (SUS), em sistema online. A paciente é informada por mensagem de texto da data e local para a realização do exame e, portanto, só precisa comparecer à unidade no dia agendado. Os mamógrafos da rede estadual de saúde ficam no Rio Imagem (Central do Brasil), Hospital da Mulher Heloneida Studart (São João de Meriti) e Hospital Estadual dos Lagos (Saquarema), além do mamógrafo móvel.

MAMÓGRAFO MÓVEL - O serviço de mamografia foi ampliado a partir de janeiro de 2014, com a inauguração da carreta do mamógrafo móvel, que circula por todo estado, garantindo que as pacientes tenham acesso ao exame perto de suas casas, o que já resultou em mais de 21.600 exames de mamografia, 10.807 ultrassonografias e 392 biópsias mamárias.

Desde sua inauguração, o equipamento esteve baseado em 24 municípios-polo, inclusive Nova Friburgo. As moradoras de cidades do entorno, na mesma região também são beneficiadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: mamografia | Rio de Janeiro | Câncer de mama
Publicidade