Mais um macaco é encontrado morto em Lumiar

Animal será levado para exames em laboratório no Rio. Estado confima 7º óbito, em Porciúncula
quinta-feira, 25 de maio de 2017
por Alerrandre Barros
Foto enviada por leitor por WhatsApp
Foto enviada por leitor por WhatsApp

Mais um macaco foi encontrado morto no Sertão de Rio Bonito, no distrito de Lumiar. A Secretaria municipal de Saúde informou nesta quarta-feira, 24, que vai encaminhar o corpo do primata para análise em um laboratório no Rio de Janeiro, pois há suspeitas de que o animal tenha morrido por febre amarela, devido à proximidade com Casimiro de Abreu, na Região dos Lagos.  

Esse é o terceiro macaco encontrado morto na região. Em março, quando acontecia a campanha de vacinação contra a doença na cidade, dois primatas apareceram mortos nas localidades de Toca da Onça e Santiago, também em Lumiar. Os corpos foram levados para exames e um dos resultados deu negativo para febre amarela. A Secretaria municipal de Saúde aguarda, porém,  outro exame para confirmar a causa da morte dos animais.

Em Nova Friburgo, não há casos suspeitos e confirmados de febre amarela em humanos. Nesta quarta-feira, 24, a Secretaria estadual de Saúde confirmou, porém, a sétima morte pela doença no Estado do Rio. A vítima é de Porciúncula, no Noroeste Fluminense. A cidade com o maior número de ocorrências continua sendo Casimiro de Abreu, com sete casos, sendo um óbito.


O estado registrou até a divulgação do último boletim, na quarta-feira, 24, 16 casos de febre amarela em humanos. Além dos municípios de Casimiro de Abreu (7) e Porciúncula (2), houve casos em Santa Maria Madalena (1), Macaé (2), São Fidélis (1), São Pedro da Aldeia (1), Maricá (1) e Silva Jardim (1). Em quatro municípios foram detectados seis casos de febre amarela em macacos: São Sebastião do Alto, Maricá, Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio das Flores e Carmo.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que 55 dos 65 municípios prioritários para o combate à doença já receberam vacinas em quantidade suficiente para imunizar o público-alvo. Cerca de 5 milhões de doses já foram distribuídas e a expectativa é vacinar 12 milhões de pessoas nos 92 municípios do Rio de Janeiro até o fim do ano.

Em Friburgo, a vacina contra a febre amarela continua sendo oferecida em três dias da semana, sempre das 9h às 16h. Na quarta-feira, na Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; na quinta-feira, na Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo; na sexta-feira, na Unidade Básica de Saúde Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira; e no Posto de Saúde Doutor Waldir Costa, em Conselheiro Paulino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: febre amarela | vacina
Publicidade