Mais de cinco localidades terão estradas vicinais recuperadas

Obra estadual deve abranger regiões de Campo do Coelho, Macaé de Cima, Mury, Riograndina e São Pedro
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018
por Karine Knust
Recuperação de via na região de Salinas (Foto: Divulgação)
Recuperação de via na região de Salinas (Foto: Divulgação)

Algumas das principais estradas vicinais do estado vão passar por obras de manutenção e recuperação até o fim deste ano. A informação foi divulgada pelo governo do estado na última semana. As ações integram o programa Estradas da Produção, da Secretaria estadual de Agricultura, e vão contemplar 971 quilômetros de estradas vicinais, em 89 microbacias hidrográficas atendidas pelo programa Rio Rural, em 44 municípios das regiões Norte, Noroeste, Serrana, Baixadas Litorâneas e Metropolitana.

Só na Região Serrana, mais de dez municípios receberão os serviços, dentre elas Nova Friburgo. Segundo a Secretaria estadual de Agricultura, por aqui, nove localidades serão contempladas com obras de manutenção e recuperação que serão executadas em duas etapas.

A primeira delas acontecerá nas localidades de Barracão dos Mendes, Pilões, Santa Cruz e São Lourenço, todas no distrito de Campo do Coelho, onde se concentra boa parte dos produtores de hortifrutigranjeiros do município. Já a segunda etapa será em Cardinot e Conquista - também na região de Campo do Coelho, além de Macaé de Cima, em Mury, e nos distritos de Riograndina e São Pedro da Serra. O governo do estado não informou, entretanto, qual a previsão para o início das obras e qual o orçamento previsto para as ações.

O programa Estradas da Produção foi criado em 2010 e, segundo o governo, do estado, em virtude do orçamento, houve um redirecionamento para atender às microbacias contempladas pelo programa de desenvolvimento rural sustentável. Os recursos são provenientes de parte de uma verba adicional do Banco Mundial aprovada no ano passado para investimento exclusivo no programa Rio Rural.

Nessa nova etapa, inclusive, também estariam incluídas obras de revestimento primário com brita corrida e compactada ao leito em 89 quilômetros das vias nas microbacias. A execução e fiscalização dos trabalhos, que devem ser concluídos até o fim do ano, serão feitos pelas equipes da Engenharia Rural da Emater-Rio e do corpo técnico da Secretaria de Agricultura.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Obras
Publicidade