Mais de 120 mil veículos devem passar pela RJ-116 no feriado

Saiba como proceder em caso de emergência na rodovia
quarta-feira, 12 de abril de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Mais de 120 mil veículos devem passar pela RJ-116 no feriado

Mais de 120 mil veículos devem passar pela RJ-116 (Itaboraí-Nova Friburgo-Macuco) durante o feriado da Semana Santa. A estimativa é Concessionária Rota 116, que administra a rodovia. De acordo com a empresa, a partir das 12 horas desta quinta-feira, 13, diversas equipes estarão atuando em pontos estratégicos da estrada, 24 horas por dia, para atender aos motoristas que se dirigem às regiões Serrana e Centro-Norte do Estado. A operação vai funcionar até as 12 horas de segunda-feira, 17.

O diretor administrativo da Concessionária, Eduardo Junior,  explica que “estamos com uma expectativa de tráfego conservadora, mas a equipe estará à disposição do usuário com carros de inspeção de tráfego, reboques para veículos leves e pesados e ambulâncias que poderão ser acionadas em qualquer momento”, disse, acrescentando que, em 2016, a via recebeu 122 mil veículos e foram registrados seis acidentes, com três vítimas.

Ainda segundo ele, “cabe aos motoristas dirigirem com atenção, respeitando a sinalização de trânsito. Em caso de chuva forte, eles devem suspender a viagem e aguardar a melhora do tempo em um local seguro para depois prosseguir ao seu destino. Em caso de neblina no trecho da Serra é importante redobrar a atenção e manter distância segura entre os veículos”, lembrando ainda que é fundamental a revisão preventiva do veículo antes de iniciar a viagem. 

Em caso de emergência

Entre as principais orientações, Eduardo destaca que os usuários devem tomar cuidado com a velocidade máxima permitida, pois os radares estarão sendo operados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Além disso, a concessionária alerta para, em caso de chuva ou neblina, reduzir a velocidade e aumentar a distância entre os veículos. “Caso não haja condições de seguir viagem, o motorista deve parar e permanecer em local seguro até que a chuva diminua”.

Vale destacar que, em caso de emergência, os motoristas devem ligar para o 0800 282 0116 para solicitar serviços como guinchos, viaturas de inspeção de tráfego, ambulâncias-resgate, caminhões para apreensão de animais, carro-pipa e equipe especializada para atendimento a acidente envolvendo produtos perigosos. 

Dicas para viajar com segurança

Revise o carro e verifique: faróis, lanternas, pneus, limpador de para-brisas, nível de óleo, triângulo, macaco, chave de roda e extintor;
Não esqueça dos documentos: tenha à mão a sua habilitação e o certificado de propriedade do veículo;
De olho na sinalização: jamais ultrapasse quando a faixa à esquerda for contínua;
Evite trafegar ou parar no acostamento;
Fique atento a velocidade nos perímetros urbanos e em caso de chuva e neblina, mantenha os faróis baixos;
De distância de 40 metros entre o veículo a frente e atrás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: RJ-116
Publicidade