Macuco premia vencedores de Festival de Poesia

quinta-feira, 17 de setembro de 2015
por Ascom—Prefeitura de Macuco
Macuco premia vencedores de Festival de Poesia

Na última sexta-feira, 11, foi realizada, no plenário da Câmara Municipal de Macuco, a cerimônia de premiação do 3º Festival Intermunicipal de Poesia, do qual participaram, em sua etapa local, os seguintes educandários macuquenses: Colégio Estadual José Carlos Boaretto, Colégio Estadual Farmacêutico Rodolfo Albino, Escola Municipal David Coelho dos Santos e Escola Municipal Sylvia Bath Rosas.

O evento teve início com uma homenagem aos 125 anos de Macuco, com a exibição de um vídeo contendo cenas de momentos históricos do município desde sua fundação, culminando com a emancipação e fatos relevantes da atualidade. Em seguida, foram apresentadas quatro poesias finalistas, sendo três da Categoria 1 e outra, apresentada isoladamente, como única integrante da Categoria 2.

Com um nível bastante elevado—mostrando o empenho de professores e diretores das escolas da cidade no que tange à valorização da literatura no ambiente escolar—o corpo de jurados teve bastante dificuldade para escolher o poema vencedor. Formado pelo escritor macuquense Carlos Henrique de Castro; historiador Jalbi Rocha; escritor trajanense Nilton César Riguetti; músico Castilho Vieira; e professor Rivaldo Bada, o júri chegou à conclusão de que o melhor trabalho apresentado foi o de Kauan Ribeiro, atribuindo à sua poesia, intitulada "O poder do meu olhar", 190,3 pontos. De autoria de Caio Faria, o poema "Paz no mundo" venceu a Categoria 2.

Durante a solenidade—que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Luiz Claudio Gomes de Souza, o popular Luizão, representando o prefeito Félix Lengruber; da diretora de Cultura de Macuco, Vera Lúcia Tiberto; do coordenador do Festival Intermunicipal de Poesias, Alex Sandro Oliveira; e do representante da Secretaria de Educação, Daigo Oliveira—três dos integrantes do júri também recitaram poemas de autoria própria.

Antes do encerramento, mais um vídeo foi exibido, dessa vez contendo um texto de William Shakespeare. Segundo a diretora de Cultura, foi uma forma de interagir com o público e despertar neste a emoção do momento. “Quero de público agradecer ao prefeito Félix Lengruber que vem apoiando todas as nossas iniciativas, às escolas, aqui representadas por diretoras, professoras e alunos, que estão sempre prestigiando nossas ações, e nossa equipe, cujo trabalho é essencial para a cultura macuquense”, declarou a diretora Lucinha.           

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Macuco | festival | poesia
Publicidade