Luto nos barracões das campeãs do carnaval em Nova Friburgo

Após vitória, Imperatriz de Olaria e Unidos da Saudade perdem, no mesmo dia, baluartes do samba
sexta-feira, 03 de março de 2017
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Um dia depois do empate na apuração dos votos que deu o título de campeã às escolas de samba Imperatriz de Olaria e Unidos da Saudade, no carnaval de Nova Friburgo, as duas agremiações amanheceram de luto com a morte de duas figuras emblemáticas para as comunidades: Adélia Vieira Damasceno e José Antônio Barreto.

Emocionada com o desfile e o título, a primeira-dama da Imperatriz de Olaria, dona Adélia, morreu na madrugada da última quinta-feira, 2, após sofrer um infarto em meio às comemorações da escola. Ela tinha 73 anos e foi uma das fundadoras da vermelho e branco. Por vários anos, ela foi responsável pelas alas femininas da agremiação e uma referência no barracão.

Em nota, a Imperatriz de Olaria decretou luto de três dias e afirmou que dona Adélia “foi fundamental na adesão das famílias integrantes no período de fundação da escola”. Ela deixou o esposo e presidente da agremiação, Humberto Damasceno, dois filhos e três netos. O corpo foi sepultado no mesmo dia da morte no Memorial Parque das Montanhas, em Nova Suíça.  

A tristeza também tomou conta do barracão da Unidos da Saudade. Logo após o desfile da roxo e branco, no último domingo, 26, o ex-diretor da escola, José Antônio Barreto, de 55 anos, passou mal na Avenida Alberto Braune e estava internado desde então, mas não resistiu e morreu na noite de quinta-feira, 2. Ele tinha alguns problemas de saúde que se agravaram após o infarto.

Em nota, a escola do Bairro Ypu disse que a morte de Barreto é uma grande perda e dedicou o título “ao amigo que sempre alegrou a todos com suas histórias e brindou com maneira especial de ver a vida e sua incrível sabedoria. Estamos de luto e dilacerados com a partida”. O corpo foi velado nesta sexta-feira, 3, no Memorial SAF, em Duas Pedras, e seria cremado no fim da tarde.  

Perdas nos barracões

No início deste ano, o carnaval de Nova Friburgo havia perdido outros dois integrantes, em acidentes de trânsito. O intérprete do bloco de enredo Globo de Ouro, Glauber Pereira, de 29 anos, foi uma das vítimas fatais de um acidente no início da tarde do dia 1º, na Ponte da Saudade, na altura do quilômetro 77 da RJ-116. Já o sambista da Imperatriz de Olaria, Rodrigo Valeriano, de 32 anos, faleceu no dia 2, no Hospital Municipal Raul Sertã, após sofrer um acidente no 31 de janeiro, quando pilotava uma moto que colidiu de frente com um caminhão próximo ao quilômetro 67 da rodovia estadual. Nas redes sociais, várias escolas de samba e blocos de enredo lamentaram a morte dos jovens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: obituário | carnaval 2017
Publicidade