Lombadas instaladas em trechos da Rua General Osório

Objetivo é inibir o excesso de velocidade na via que reúne diversas escolas, clínicas médicas e hospitais
sexta-feira, 01 de julho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Redutores de velocidade estão sendo instalados em frente a escolas localizadas ao longo da via; ao todo, três trechos da General Osório irão receber a novidade
Redutores de velocidade estão sendo instalados em frente a escolas localizadas ao longo da via; ao todo, três trechos da General Osório irão receber a novidade

A Rua General Osório está com  dois trechos em meia pista. O motivo? A prefeitura municipal, através da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), está instalando lombadas de concreto na importante via do centro da cidade. De acordo com a pasta, o objetivo é inibir o excesso de velocidade dos motoristas. 

“Essa rua possui muitos colégios e clínicas e para que os pedestres possam transitar com mais segurança, estamos colocando esse tipo de quebra-molas”, afirmou o subsecretário da Smomu, Carlos Alberto Bayer. 

A Rua General Osório possui pelo menos dez instituições de ensino, entre escolas, creches, cursos e acesso a uma faculdade, e quase dez unidades de saúde, entre clínicas e hospitais, recebendo diariamente um intenso fluxo de pessoas. Além disso, o trecho também é utilizado como via alternativa de acesso ao bairro Duas Pedras, trajeto de linhas urbanas de ônibus da empresa Faol e, desde o ano passado, também passou a ser itinerário dos ônibus intermunicipais que ligam Nova Friburgo às cidades vizinhas do Centro-Norte e o Noroeste do estado  

Duas lombadas já começaram a ser construídas. Uma em frente ao Colégio Modelo e outra em frente ao Anchieta. Ainda de acordo com o subsecretário, um terceiro redutor de velocidade será instalado nos próximos dias, em frente ao Colégio Nossa Senhora das Mercês. O quebra-molas que está sendo colocado pela prefeitura, é ligeiramente acima do nível do pavimento da via, na altura da calçada e vai ocupar toda a largura das faixas de rolamento.

Além de ser menos prejudicial para o sistema de suspensão do veículo, o redutor irá proporcionar mais facilidade e segurança para travessia de crianças, idosos e postadores de necessidades especiais. As lombadas posteriormente receberão a pintura de faixas identificando a travessia. 

Alterações no trânsito 

Uma polêmica já conhecida pelos friburguenses voltou a ser pauta de discussões no último mês de maio: a mudança no trânsito da Rua General Osório. A Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana chegou a cogitar a implantação da mão dupla na via ainda este ano. 

A proposta, segundo a prefeitura, era melhorar o trânsito no Centro, desafogando o eixo rodoviário (trecho compreendido pelas avenidas Presidente Costa e Silva, Rui Barbosa e Santos Dumont, no sentido Duas Pedras-Centro), considerado um dos mais problemáticos quanto a mobilidade. 

Após diversas manifestações contrárias a novidade, o projeto foi engavetado, mas a obra de alargamento da via já foi licitada. 

Foto da galeria
Redutores de velocidade estão sendo instalados em frente a escolas localizadas ao longo da via; ao todo, três trechos da General Osório irão receber a novidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Rua General Osório
Publicidade