Lojas podem estender horário para o Dia dos Pais

Dia do Comerciário será festejado em Nova Friburgo na terceira segunda-feira de agosto
terça-feira, 04 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Amanda Tinoco)
(Foto: Amanda Tinoco)

O comércio da cidade está autorizado a estender seu horário de funcionamento no período que antecede o Dia dos Pais, que este ano será comemorado domingo, 9. Cláusula da convenção coletiva de trabalho firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo permite que as lojas permaneçam abertas até as 20h até sábado, 8. De acordo com o presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, a medida visa melhorar o desempenho do setor e facilitar a vida dos consumidores que fazem compras em Nova Friburgo. “Muitos trabalhadores saem do serviço tarde e não têm tempo de ir às lojas. Com o horário estendido, fica mais simples procurar o presente para os pais”, observa.

Também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Braulio defende que a ampliação do horário perto de datas especiais — como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal — representa um avanço para o comércio de Nova Friburgo, assim como a abertura nos feriados. “Essas iniciativas movimentam as lojas e atendem os consumidores, tanto os daqui quanto os de outras cidades que visitam Nova Friburgo. Isso é muito importante, especialmente neste momento de retração da economia”, afirma.

Braulio Rezende ressalta que os direitos dos empregados no comércio estão integralmente preservados na convenção coletiva. “Os funcionários não perdem nada. A extensão do horário favorece as empresas do nosso setor e ainda contribui para um melhor desempenho da economia do município”, acrescenta.

Feriado dos comerciários

O Dia do Comerciário será festejado em Nova Friburgo na terceira segunda-feira de agosto, 17, quando as lojas não abrirão suas portas. Há alguns anos a convenção coletiva da categoria antecipa o feriado consagrado aos funcionários do comércio, que na maioria dos municípios transcorre em outubro.

“Nós achamos interessante adiantar o Dia do Comerciário porque agosto não tem outros feriados. O comércio de Nova Friburgo aprovou e já se habituou a essa ideia”, destaca Braulio Rezende.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: dia dos pais | comércio | horário estendido
Publicidade