Lixo nas ruas: população pode enviar denúncias por e-mail

Descartes irregulares continuam. Prefeitura pretende realizar campanha educativa
quarta-feira, 06 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
O descarte irregular dificulta a passagem de pedestres na calçada, no Centro, nesta quarta-feira, 6 (Alerrandre Barros/A Voz da Serra)
O descarte irregular dificulta a passagem de pedestres na calçada, no Centro, nesta quarta-feira, 6 (Alerrandre Barros/A Voz da Serra)

Mais um exemplo de descarte irregular de lixo foi registrado na manhã desta quarta-feira, 6, na esquina da Rua Prefeito José Eugênio Müller com a Oliveira Botelho, no Centro. Na foto, sacolas e caixas estão obstruindo a passagem de pedestres, que precisam dar volta em torno do entulho para continuar o percurso na calçada. Essa prática é ilegal, segundo o subsecretário de Posturas, Cleberson Freitas. “O lixo não pode impedir o passeio público, e a pessoa que depositou o lixo desta maneira pode ser notificada, autuada e multada”, disse. Os moradores podem enviar denúncias sobre o descarte irregular para o e-mail coordenadoriadeposturas@hotmail.com. O anonimato é garantido.
 
A redação de A VOZ DA SERRA tem recebido reclamações de leitores, por telefone, e-mail e WhastApp, sobre a maneira inadequada em que moradores e comerciantes estão descartando o lixo em Nova Friburgo. Reportagens produzidas recentemente na Rua Moisés Amélio, dia 29 de abril, e na Avenida Ariosto Bento de Mello, no Centro, dia 1º, no loteamento Solares e no bairro Cascatinha, por exemplo, mostraram lixo de restaurantes deixados em pontos de ônibus, entulhos de alvenaria e até mesmo móveis descartados em vias públicas e lixeiras públicas em péssimo estado de conservação.
 
Após essas denúncias, a Prefeitura anunciou, nesta terça-feira, 5, que realizará, em parceria com a EBMA (Empresa Brasileira de Meio Ambiente), empresa responsável pela coleta seletiva na cidade, uma campanha para conscientizar a população sobre os problemas do descarte irregular. “Nós contamos com o apoio da população. É importante que as pessoas separem o lixo de maneira adequada. Os moradores podem nos enviar denúncias sobre essas práticas ilegais que nós checaremos o caso”, disse a gerente de Posturas, Shalomi Confessor.

  • Lixo fica espalhado em calçada na esquina da Rua Ariosto Bento de Mello, no Centro (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Lixo fica espalhado em calçada na esquina da Rua Ariosto Bento de Mello, no Centro (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Lixo acumulado nas calçadas do centro da cidade é uma cena comum. Segundo a Prefeitura, colocação de lixeiras tem que atender normas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Lixo acumulado nas calçadas do centro da cidade é uma cena comum. Segundo a Prefeitura, colocação de lixeiras tem que atender normas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Cascas de ovos e caixas são deixadas perto de ponto de ônibus na Rua Moisés Amélio (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Cascas de ovos e caixas são deixadas perto de ponto de ônibus na Rua Moisés Amélio (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • No loteamento Solares, entulhos e móveis estão descartados em calçadas (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    No loteamento Solares, entulhos e móveis estão descartados em calçadas (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

  • No loteamento Solares, entulhos e móveis estão descartados em calçadas (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    No loteamento Solares, entulhos e móveis estão descartados em calçadas (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

  • Em Varginha, a lixeira já não dá conta com lixo produzido pelos moradores (Leitor, via WhatsApp)

    Em Varginha, a lixeira já não dá conta com lixo produzido pelos moradores (Leitor, via WhatsApp)

  • O descarte irregular dificulta a passagem de pedestres na calçada, no Centro (Alerrandre Barros/A Voz da Serra)

    O descarte irregular dificulta a passagem de pedestres na calçada, no Centro (Alerrandre Barros/A Voz da Serra)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Lixo | descarte irregular | resíduos | Nova Friburgo
Publicidade