Ligação direta entre Debossan e Cascatinha pode sair do papel

Desapropriação recente e estudo de compensação ambiental abrem caminho para que obra seja licitada em breve
segunda-feira, 07 de março de 2016
por Márcio Madeira
(Fotos: Henrique Pinheiro e Marcio Madeira)
(Fotos: Henrique Pinheiro e Marcio Madeira)

A ligação rodoviária direta entre os bairros Debossan e Cascatinha/Sítio São Luiz através da Estrada do Garrafão está mais próxima de virar realidade. Um acordo recente envolvendo a Prefeitura e os responsáveis por um terreno particular localizado justamente no meio do percurso tornou possível a realização da obra, cujo projeto encontra-se na fase de estudo de compensação ambiental.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Edson Lisboa, o terreno que impedia a concretização da estrada foi recentemente desapropriado, através de um acordo que envolveu também a quitação de dívidas relativas a impostos municipais. Agora, sem obstáculos desta natureza entre os dois extremos do percurso, o governo espera cumprir todas as exigências necessárias à abertura de licitação para que o caminho seja adaptado ao tráfego de veículos, oferecendo uma alternativa ao longo trajeto através do Paissandu.

Questão ambiental

Um dos aspectos mais complexos em relação à obra diz respeito a seus impactos ambientais. Localizada no meio de um verdadeiro santuário natural, a Estrada do Garrafão reúne todas as características para aumentar as terríveis estatísticas envolvendo atropelamentos de animais silvestres em Nova Friburgo, caso venha a ser construída nos moldes ambientalmente omissos que se tornaram padrão em praticamente todo o território nacional.

Por isso, além de providenciar o inventário de todas as espécies vegetais que precisariam ser replantadas, é de se esperar que o governo inclua também nas especificações do projeto as devidas proteções e passagens seguras para a travessia dos animais. Da mesma forma, é importante que sejam tomadas as devidas providências para proteger o local da especulação imobiliária, que já se faz notar através de placas de anúncios de venda fixados em árvores bem no meio da mata.

Oportunidade

A reportagem de A VOZ DA SERRA percorreu o caminho entre as localidades de Cascatinha e Debossan na última quinta-feira, 3, e constatou que a maioria dos moradores nas proximidades se mostram favoráveis à construção da estrada, ao mesmo tempo em que pedem o asfaltamento das áreas já abertas ao tráfego de veículos.

O governo, portanto, parece estar diante de uma boa oportunidade para dar início a um novo padrão de estradas municipais ecologicamente conscientes, estabelecendo um exemplo de respeito à natureza a ser seguido pelas administrações futuras.

  • Este terreno, no meio do caminho, impedia a criação da estrada. A recente desapropriação, no entanto, permitiu a ligação entre os dois bairros

    Este terreno, no meio do caminho, impedia a criação da estrada. A recente desapropriação, no entanto, permitiu a ligação entre os dois bairros

  • Alguns trechos do percurso vêm sendo utilizados para o descarte de entulhos e automóveis

    Alguns trechos do percurso vêm sendo utilizados para o descarte de entulhos e automóveis

  • A fauna local impressiona e demanda medidas de proteção

    A fauna local impressiona e demanda medidas de proteção

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito | Meio Ambiente
Publicidade