Laudo de morte de macaco em Lumiar dá negativo para febre amarela

sexta-feira, 05 de maio de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa
Toca da Onça (Foto: Arquivo AVS)

A Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde informou nesta sexta-feira, 5, que o resultado do laudo sobre a morte de um macaco em Nova Friburgo deu negativo para febre amarela. O animal foi encontrado no dia 29 de março, na localidade de Toca da Onça, nas proximidades da RJ-142 (Serramar), em Lumiar.

A morte do animal causou preocupação em moradores devido à proximidade com Casimiro de Abreu, onde sete casos de infecção pela doença foram confirmados em humanos, sendo uma morte. Uma equipe de agentes da Secretaria Municipal de Saúde foi local e encaminhou o corpo do animal para análises clínicas no Instituto Jorge Vaitsman, no Rio de Janeiro.

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta quinta-feira, 4, aponta que 11 casos de infecção por febre amarela foram confirmados em cidades do Rio de Janeiro. Além das sete em Casimiro, houve um caso em São Fidélis, um em São Pedro da Aldeia (o paciente contraiu a doença em viagem à zona rural de Casimiro de Abreu), um em Porciúncula e um em Maricá.

Dois macacos morreram pela doença em São Sebastião do Alto e em Campos dos Goytacazes.

Em Nova Friburgo, a vacina contra a febre amarela continua sendo oferecida em três dias da semana, sempre das 9h às 16h. Na quarta-feira, na Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, na quinta-feira, na Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo e na sexta-feira, na Unidade Básica de Saúde Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira, e no Posto de Saúde Doutor Waldir Costa, em Conselheiro Paulino.

Atualização

Na segunda-feira, 8, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou nota em que informa que é preciso aguardar o resultado de um segundo exame para ratificar a causa da morte do macaco encontrado em Lumiar. O texto ainda acrescenta que dois corpos de primatas foram levados para análise. A prefeitura não detalhou onde o segundo macaco foi encontrado em Nova Friburgo. 

LEIA MAIS

Estado quer reforçar imunização contra febre amarela em Friburgo após caso confirmado em Petrópolis

Animal será levado para exames em laboratório no Rio. Estado confima 7º óbito, em Porciúncula

Sexto caso ocorreu em Madalena. Segue a vacinação em Friburgo

Publicidade
Agora Faz
URL da notícia: