Lacrados dez poços artesianos em Nova Friburgo

Segundo Inea, a água era consumida sem a autorização e tratamento adequado
sábado, 04 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Lacrados dez poços artesianos em Nova Friburgo

Dez poços artesianos irregulares foram lacrados pela fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em empreendimentos comerciais no Centro, em Duas Pedras e no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo. A operação foi realizada na terça-feira, 30 de junho, e na quarta-feira, 1º, e teve como alvos locais que utilizavam água de poços artesianos, inclusive para consumo humano, sem autorização e sem tratamento adequado.

De acordo com os técnicos da Superintendência Regional Dois Rios, os responsáveis já haviam sido notificados, autuados e multados. Como não regularizaram a situação, os poços foram lacrados pelo Inea, em parceria com agentes da Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) do Parque Estadual dos Três Picos.

Os estabelecimentos que tiveram os poços lacrados foram um colégio, uma creche, um clube, um posto de gasolina, um lava-jato, uma padaria, um bar, uma pousada, uma concessionária de motos e um condomínio residencial. Nenhum dos locais ficou sem abastecimento, pois todas as regiões são atendidas pela concessionária Águas de Nova Friburgo, que fez as ligações no mesmo dia em que ocorreram os lacres.

 Segundo o Inea, campanhas para a regularização dos poços artesianos são realizadas permanentemente, conforme a legislação ambiental, que prevê a concessão de autorização para a utilização de recursos hídricos. “Os técnicos do instituto, em primeiro lugar, dão orientações sobre a necessidade de regularização. Caso isso não ocorra, são emitidas as notificações, autuações e multas”, esclarece a nota.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: água | INEA | Poço Artesiano
Publicidade