Juventude em perigo

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018
por Jornal A Voz da Serra

O USO precoce de bebidas alcoólicas é a principal causa da morte de jovens de 15 a 24 anos em todo o mundo. O dado está no Guia Prático de Orientação sobre o impacto das bebidas alcoólicas para a saúde da criança e do adolescente, lançado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A iniciativa pretende mobilizar entidades, educadores, familiares que atuam com crianças e adolescentes na prevenção do uso de álcool na fase de desenvolvimento e promover hábitos saudáveis entre os jovens.

SEGUNDO estudos científicos citados no guia, quase 40% dos adolescentes brasileiros experimentaram álcool pela primeira vez entre 12 e 13 anos, em casa. A maioria deles bebe entre familiares e amigos, estimulados por conhecidos que já bebem ou usam drogas. Entre adolescentes de 12 a 18 anos que estudam nas redes pública e privada de ensino, 60,5% declararam já ter consumido álcool.

OS NÚMEROS acima se referem aos jovens das grandes cidades do país, porém, o problema não diz respeito tão somente a estes. O uso da bebida pelos jovens está presente em todas as cidades brasileiras. Bebe-se nas baladas, nas festinhas, em passeios, na casa de amigos, nos barezinhos e biroscas, entre parentes, com a conivência de todos, indiscriminadamente.

EM FRIBURGO o problema não é diferente. Nos finais de semana, então, deparamos com uma verdadeira festa popular que ocupa conhecidos pontos da cidade e praças. A bebida está diretamente relacionada ao entretenimento e é comum constatarmos a presença de muitos jovens nessas rodas, que deveriam ser, por lei, destinadas apenas aos maiores de idade. Porém, a lei não “pegou”.

A BEBIDA também leva a outros problemas. A embriaguez pressupõe maior probabilidade de riscos de acidentes de trânsito, irresponsabilidade com relação a hábitos sociais, caminho aberto para drogas ilícitas, entre outros problemas. Como se observa, tal hábito requer também uma postura por parte das autoridades governamentais, adotando políticas sociais que desmotivem o uso da bebida na juventude.

MUITAS medidas preventivas são colocadas em prática, mas é preciso que se aperfeiçoem as políticas públicas de apoio à juventude. Esporte, educação e cultura formam uma base sólida para o crescimento humano. Que se dê, então, aos nossos jovens oportunidades de crescer, se preparar para a vida adulta com a valorização da sua auto-estima. Se não for assim, a bebida será o caminho inevitável da juventude.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade