JunFri reúne milhares de universitários em Nova Friburgo a partir deste sábado

Uma das principais novidades desta edição é o aplicativo JunFri, com a tabela dos jogos e informações sobre as festas
sexta-feira, 04 de setembro de 2015
por Vinicius Gastin
Estácio de Sá faturou o título geral em 2014
Estácio de Sá faturou o título geral em 2014

O que era apenas uma competição entre universidades de Nova Friburgo transformou-se em um grande evento de integração entre estudantes de vários municípios do estado do Rio de Janeiro. Centenas de estudantes deixam as salas de aula rumo às quadras de Nova Friburgo por três dias, a partir deste sábado, 5, e defendem as respectivas instituições nos Jogos Universitários Friburguenses (Junfri). Esta será a sétima edição do evento.

“Sempre escolhemos uma data perto de um feriado, na quinta, sexta ou segunda-feira. Começamos a realizar os eventos com duração de uma semana, mas depois percebemos que era melhor encurtar. Dessa forma, este ano, escolhemos o 7 de setembro para incrementar o feriadão”, explica Felipe Malhard, idealizador e coordenador do JunFri.

Ao todo, dez universidades disputarão os jogos em 2015. São cinco de Nova Friburgo — Uerj, UFF, Cefet, Candido Mendes e Estácio — e outras cinco de fora do município — Estácio Rio de Janeiro, Estácio Petrópolis, Universidade Católica de Petrópolis, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, de Seropédica, e UFRJ Macaé. As competições acontecem nas modalidades atletismo, cabo de guerra, basquete, futsal, handball e vôlei, movimentando o cenário esportivo, o comércio e o turismo de Nova Friburgo. Os atletas ficarão em um alojamento especialmente preparado para receber os visitantes. Além das disputas e o incentivo à prática de esportes, o Junfri também promove algumas festas com o objetivo de promover a interação entre os jovens estudantes.

“A novidade de trazer universidades de outras cidades foi apresentada na edição de 2014 e agradou em cheio. Com a fórmula repetida para o Junfri 2015, a expectativa é que Nova Friburgo receba muitos atletas vindos de outros municípios, sendo cerca de mil ao todo, envolvidos diretamente com as competições”, destaca Malhard.

Outra aposta para a edição deste ano é a variedade de sedes para a realização dos jogos. Além do já tradicional Helena Deccache, do Friburguense, onde as finais serão disputadas no dia 7, os ginásios do Nova Friburgo Country Clube e Adhemar Combat, em Olaria, também abrigarão as competições.

Aplicativo Junfri

Uma das principais novidades para a edição de 2015, o aplicativo JunFri vai disponibilizar a tabela dos jogos, informações sobre as festas, regulamento das competições, localização dos ginásios e alojamento, contato da organização do evento, e outras informações consideradas essenciais para os participantes do evento. A novidade foi especialmente desenvolvida para auxiliar no direcionamento dos visitantes.

Em 2014, a Estácio de Sá dominou os jogos em grande parte das modalidades, tanto no masculino quanto no feminino, e faturou o título de campeã geral do JunFri. Realizado pela primeira vez em 2009, o evento é organizado por Felipe Malhard, com a colaboração de dezenas de profissionais. O evento é sucesso de público e cerca de três mil pessoas devem prestigiar os três dias de jogos.

Foto da galeria
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: JunFri | friburgo | aplicativo
Publicidade