Juiz eleitoral entrega diplomas ao prefeito, vice e vereadores eleitos

Cerimônia foi realizada na Câmara Municipal de Nova Friburgo
sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Comandante do 11ºBPM, Carlos Hespanha; a presidente da OAB-Friburgo, Monica Bonin Leal; o prefeito eleito Renato Bravo; e o juiz Leonardo Telles (Foto: Gabriel Ventura)
Comandante do 11ºBPM, Carlos Hespanha; a presidente da OAB-Friburgo, Monica Bonin Leal; o prefeito eleito Renato Bravo; e o juiz Leonardo Telles (Foto: Gabriel Ventura)

Na tarde de sexta-feira, 16, o juiz da 26ª Zona Eleitoral, Leonardo Teles, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), entregou os diplomas ao prefeito e vice eleitos Renato Bravo e Marcelo Braune, respectivamente, e aos 21 vereadores, no plenário da Câmara Municipal de Nova Friburgo. A posse será no dia 1º de janeiro de 2017.  

Na abertura da solenidade, o juiz Leonardo Teles lembrou que aquele era “o momento derradeiro do processo eleitoral que legitima os escolhidos pelas urnas”. E declarou aberta a “sessão solene para a diplomação dos candidatos eleitos”. Após a execução do Hino Nacional, o juiz Leonardo Teles discursou: “Todo o poder emana do povo que o exerce por meio de representantes eleitos pelo povo…. Vivemos tempos nebulosos, de uma crise econômica, com sucessivos atrasos no pagamento de salários dos servidores públicos estaduais, o que afeta diretamente a manutenção de serviços essenciais como segurança e saúde pública, que já vinha assombrando municípios do interior do estado. E no plano federal, experimentamos o amargo momento de conflito entre judiciário e legislativo, que ameaça dois importantes pilares do nosso estado democrático de direito, que são a independência e a harmonia entre os poderes”, ponderou o juiz.   

Em seguida, Leonardo Teles citou o crescente descrédito da sociedade com a política, “como retratado no último pleito, através do grande número de votos nulos, brancos e abstenções”, destacando o número superior destes em relação ao número de votos conquistados pelo prefeito eleito. “Mas, não vamos desanimar. Com a harmonia dos poderes executivo, legislativo e judiciário, poderemos amenizar os reflexos de instabilidade que adoece os demais entes federativos. De nossa parte, juízes, continuarão, os munícipes, contando com a prestação jurisdicional incansável, e acima de tudo, imparcial”, disse o juiz, para em seguida dar andamento à diplomação dos candidatos.    

Ao todo, 117.940 eleitores compareceram às urnas, e na eleição majoritária o número de votos válidos ficou em 102.874. O TRE-RJ registrou 33.105 (21,92%) abstenções, 4.229 votos brancos (3,59%) e 10.837 votos nulos (9,19%). Ou seja, mais de 48 mil eleitores não escolheram prefeito, vice-prefeito nem vereador em Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Eleições 2016
Publicidade