Jovens do Instituto Francisco Faria participam de oficina gratuita da Firjan

Modelagem tridimensional de peças de roupa foi o destaque da ação
sábado, 04 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Laine Torres diz que a oficina deu-lhe a chance de descobrir o desejo de trabalhar com moda (Crédito: Fabricio Rocha)
Laine Torres diz que a oficina deu-lhe a chance de descobrir o desejo de trabalhar com moda (Crédito: Fabricio Rocha)

Jovens do Projeto Gol de Placa do Instituto Francisco Faria, da Stam Metalúrgica, participaram de uma oficina de moda ministrada na tarde da última quarta-feira, 1º, por técnicos do Senai Espaço da Moda em Nova Friburgo. A ação reuniu 60 jogadoras de futebol que aprenderam os procedimentos básicos da moulage, método tridimensional que permite visualizar o produto enquanto é modelado. O molde em questão foi uma peça esportiva. 

“É muito bom estar aqui aprendendo uma coisa nova, um conhecimento que pode me ajudar no futuro”, disse a jovem Laiene Torres, que tem 14 anos e participa do Gol de Placa desde sua criação. Segundo ela, a oficina foi uma forma de descobrir se leva jeito para o mercado da moda, já que se interessa pelo assunto desde pequenininha. O mesmo aconteceu com a colega Valeska Sousa, que também aos 14 anos já pensa em um futuro em meio a criações e tecidos. “Eu sempre gostei de moda, é muito legal poder fazer a própria roupa, criar. Essa oficina está nos dando uma grande oportunidade que lá fora é muito difícil encontrar. Eu gosto tanto de moda que já penso me tornar estilista um dia. Esse foi o pontapé inicial”, disse ela.

Iniciativa integra o projeto ‘Despertar para a Moda

O coordenador geral do Instituto Francisco Faria, Alex Carvalho, destaca a importância da ação, que somou-se a outras já realizadas em parceria com o Sistema Firjan. “Nessa oficina, nossas garotas podem idealizar, construir a peça e utilizar, como será nesse caso com o topper para as atividades esportivas. O segundo momento também será muito importante, com a visita que elas farão à estrutura do Senai Espaço da Moda, onde o material será finalizado sob supervisão de instrutores e com ajuda de alunos de lá.” 

A oficina foi mais uma iniciativa do Despertar para a Moda, projeto da Firjan que nasceu da demanda por profissionais qualificados no setor. Para a especialista em moda do Senai, Milena Cariello, o grande objetivo do projeto é abrir novos horizontes aos jovens. “A ideia é que através do Despertar para a Moda eles conheçam os meios de aprimorar o potencial e descobrir talentos. A oficina dá apenas um gostinho do que temos a oferecer no Senai Espaço da Moda, como cursos de costura, modelagem, mecânica, além da parte de criação e outras atividades que envolvem o desenvolvimento da moda”, explica a especialista.

Quem quiser conhecer mais sobre os cursos do Senai Espaço da Moda pode entrar em contato gratuitamente pelo telefone 0800-0321-231 ou conferir pessoalmente na Avenida Conselheiro Július Arp 85, no Centro de Nova Friburgo.

Foto da galeria
Valeska Sousa conta que pensa em fazer faculdade de moda (Crédito: Fabricio Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Firjan | Instituto Francisco Faria | Stam | oficina | modelagem
Publicidade