Jornalistas pesquisam cultura alimentar brasileira para produção de livro inédito

"Na Boca do Estômago – Uma viagem ao prazer de cozinhar e comer" reúne histórias e causos relacionados à gastronomia
quarta-feira, 30 de agosto de 2017
por Ana Borges
Juliana Dias e Chico Junior (Foto: Marina Martins)
Juliana Dias e Chico Junior (Foto: Marina Martins)

Em agosto de 2015, Nova Friburgo participou do concurso “7 Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio”, idealizado e coordenado pelo jornalista, escritor e pesquisador da gastronomia brasileira Chico Junior, autor dos livros “Roteiros do Sabor Brasileiro” (2005, com apoio do Sebrae), e “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro” (Editora Senac Rio, 2007), entre outros.

A Região Serrana teve o maior número de indicações na disputa ao prêmio: 57 produtos concorrendo nas 12 categorias. Ao todo, concorreram 135 produtos, representando mais de 50 municípios fluminenses.

Entre 55 estabelecimentos de todo o estado, Nova Friburgo teve cinco indicações: batata baroa, mel do Apiário Amigos da Terra, orgânicos do Sítio Cultivar, queijos da Frialp e trutas de Nova Friburgo. Em dezembro, após criteriosa avaliação e votação, foi divulgado o resultado, em evento comandado pela chef Flávia Quaresma, no Palácio Guanabara.

Nova Friburgo levou quatro das 12 categorias: cerveja Ranz Capineira; geleia de morango Doçuras da Suely; linguiça de lombinho Defumados Friburgo; e o mel silvestre Apiário Amigos da Terra, pelas categorias "Cervejas", "Doces e Compotas", "Embutidos" e "Mel", respectivamente.

Projeto sobre a cultura alimentar

De lá para cá, Chico Junior se voltou para a pesquisa e no momento está lançando Na Boca do Estômago – Uma viagem ao prazer de cozinhar e comer, no qual reúne histórias e causos vividos por ele relacionados à gastronomia. O recheio do livro mistura culinária com viagens e vivências, além de algumas receitas e dicas. Mas o sabor predominante da obra vai além: compartilha o prazer de comer e de cozinhar, através de textos sobre sua vida, suas andanças e leituras.

Envolvido com a pesquisa sobre a gastronomia brasileira há mais de 20 anos, agora Chico aposta em novo projeto de conteúdo para dar visibilidade e valorizar os alimentos tradicionais da cultura alimentar brasileira: é o livro “História do Brasil em 6 Sabores”, a ser escrito em parceria com a jornalista na área de gastronomia, Juliana Dias, pesquisadora de comunicação, cultura e comida, e coordenadora dos cursos de extensão e pós-graduação em Jornalismo Gastronômico.

Para colocar o projeto em prática, a dupla decidiu lançar uma campanha de financiamento coletivo - o crowdfounding. O livro está em fase de pesquisa bibliográfica e produção de texto. A construção dos processos culturais, sociais, políticos, econômicos e da formação histórica do Brasil será recontada a partir do café, cana-de-açúcar, charque, feijão, mandioca e queijo.

Os sabores conduzirão o leitor aos saberes que contam a história do país, numa abordagem inédita, dando multidimensionalidades ao alimento. Nesta perspectiva, Chico e Juliana pretendem oferecer um ponto de vista histórico a partir da comida, que é tanto uma metodologia de análise social como uma lente para compreender o mundo e colaborar para transformar realidades.  

A campanha ficará disponível até o dia 2 de outubro e visa à captação de recursos para aproximadamente oito meses de pesquisa, investimento em comunicação e produção editorial. Para contribuir basta acessar https://www.kickante.com.br/campanhas/livro-historia-do-brasil-em-6-sabores, onde é possível ter a citação na página de agradecimentos por R$ 30 e ainda receber um exemplar do livro autografado, a partir de R$ 65, entre outras recompensas.

Segundo Chico Junior, “o projeto do livro vem sendo elaborado ao longo de  anos dedicados à pesquisa da cultura alimentar brasileira. Contribuir é participar de uma parte gostosa da História do Brasil”.

Para Juliana, a obra é fruto de um inquietante interesse dos autores em dar voz aos que produzem, divulgam e valorizam os sistemas alimentares tradicionais, seus saberes e suas cozinhas. “Meu interesse é mostrar que a comida é cultura, que põe em comunicação, liga e religa indivíduo e sociedade e promove um diálogo de saberes”.

A produção editorial está prevista para o início de setembro e o lançamento do livro, para o segundo trimestre de 2018. Além de empreender em projetos gastronômicos, os autores iniciaram uma discussão, com o apoio da Comissão de Cultura da Alerj, que deu origem ao Marco Referencial da Gastronomia como Cultura no Estado do Rio de Janeiro, que elegerá a primeira Comissão de Gastronomia do Rio, ligado à Secretaria Estadual de Cultura (SEC).

Sabores do Brasil

“O livro História do Brasil em 6 Sabores: Café, Cana de açúcar, Charque, Feijão, Mandioca e Queijo é inspirado na obra História do mundo em 6 copos, do jornalista inglês Tom Standage.

Os ingredientes se destacam na História do Brasil pela escravatura, conflitos armados, invasões territoriais, cultura indígena, colonização, entre outros. A cana, por exemplo, atraiu a cobiça dos ‘agentes’ do poder armado e financeiro do século XVI, como Holanda, França, Inglaterra, Espanha, além, obviamente, de Portugal. A cultura da cana acabou gerando conflitos políticos e econômicos, provocando a discórdia com Portugal e desencadeando a Revolta da Cachaça.

Já a ‘rainha do Brasil’, a brasileiríssima mandioca, era um alimento indígena que os portugueses não conheciam, ‘uma raiz da feição dos inhames’. Esses são alguns dos fatos que nos inspiraram a elaboração do conteúdo do livro.” (Chico Junior)

Sobre o autor

Chico Junior é profissional de comunicação, com formação jornalística, e escritor. Já publicou cinco livros, entre os quais dois sobre gastronomia. Carioca, se define como cozinheiro e viajante.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Gastronomia
Publicidade