Jogos Florais tomam conta da cidade no fim de semana

Nova Friburgo recebeu trovadores de todo o país com variada programação
terça-feira, 31 de maio de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Raquel Frez, Musa dos LVII Jogos Florais (Foto: Divulgação)
Raquel Frez, Musa dos LVII Jogos Florais (Foto: Divulgação)

Os LVII Jogos Florais de 2016 começaram de modo atípico, às 6 horas da manhã, com o “Café com Broa” no Alvorada Sertaneja – Rádio Nova Friburgo/AM, do apresentador e trovador Serginho Ferraz, na sexta-feira, 27. Ele recebeu os trovadores e demais ouvintes do programa, lotando o auditório da rádio, numa festa que culminou com as homenagens ao Dia das Mães. Pedro Ornellas e Campos Sales, de São Paulo, que compõem a dupla sertaneja “Os Trovadores do Campo”, deram um show de graça e emoção.

Os trovadores, vindos de várias partes do país, foram recebidos na Praça Dermeval B. Moreira, com a inauguração da Alameda  de Trovas. A chave simbólica da cidade foi entregue ao trovador Edweine Loureiro, radicado no Japão. Vencedor no Concurso Nacional/Internacional do ano passado, manifestou sua alegria por estar na cidade para receber o Oscar da Trova. Nesse primeiro momento, estiveram presentes também o secretário de Turismo, Nauro Grehs, que representou o prefeito Rogério Cabral; a secretária de Cultura, Cristina Sacchetto, o vereador Gustavo Barroso, e Vera Cintra, representando o deputado estadual Wanderson Nogueira.

A presidente da UBT-Nacional, trovadora Domitila Borges Beltrame, de São Paulo,  fez um pronunciamento destacando a importância dos festejos no Centenário de Luiz Otávio e de sua alegria de contar com a presença de tantos visitantes, inclusive com a participação de toda a diretoria nacional.

A Noite dos Magníficos Trovadores foi realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas, com a  premiação de categorias. O primeiro lugar, na categoria Lírica/Filosófica, ficou com o trovador Arlindo Tadeu Hagen, de Juiz de Fora/MG; na categoria de Humor, José Ouverney, de Pindamonhangaba/SP, sagrou-se vencedor. Além de várias homenagens, foi lançado o livro “Nova Friburgo em Prosa e Verso – Eu, Friburgo e a Trova”, de João Costa.

Lançamento de livros, premiação e concurso atraem público recorde

No sábado, a partir das 10h, os participantes se reuniram na Capela de Santo Antônio para ouvir A Oração dos Trovadores, de A.A. de Assis, seguida de visita à Fonte do Suspiro e à Praça dos Trovadores Rodolpho Abbud. Às 17h, teve o lançamento do livro “Meus Irmãos, Os Trovadores”, editado pela UBT-Nacional, na Oficina Escola de Artes, e participação especial do grupo de cavaquinho do Ponto de Cultura de Olaria, formado por alunos  do professor Ezequiel do Cavaco.

A jovem Raquel Frez foi eleita a Musa dos LVII Jogos Florais, cerimônia realizada na sala de concertos da Oficina Escola de Artes, que registrou a presença de um público expressivo. A secretária Cristina Sacchetto presidiu o júri, composto por trovadores de outras cidades.

A solenidade de entrega de prêmios aos vencedores dos concursos, com homenagem ao centenário do Magnífico Trovador Luiz Otávio, foi realizado no plenário da Câmara Municipal, no domingo, às 9h30, cuja abertura contou com a apresentação do Coral Allons Chanter.  A surpresa ficou por conta da presença da jovem Beatriz de Castro, neta de Luiz Otávio, que entregou as medalhas aos vencedores do concurso local.

Nas trovas líricas/filosóficas do Concurso Nacional/Internacional, tema Terra, sagrou-se vencedor Edweine Loureiro:

Arando a terra meu pai
ensina-me enquanto canta
que uma semente que cai
é esperança que se planta!

No Concurso Local, o 1º lugar foi para Sérgio Ferraz, no tema Festa:

Entre afagos e dilemas
que a vida me propicia,
eu faço dos meus problemas
uma festa todo dia!

Nas modalidades de humor, categoria nacional, sagrou campeão, Dari Pereira, de Maringá/PR. Em Nova Friburgo, a trovadora Ivone Marques Moreira recebeu o troféu de 1º lugar.

No Concurso Paralelo em homenagem ao centenário de Luiz Otávio, no âmbito nacional, venceu Antonio Augusto de Assis, de Maringá/PR. No concurso local, o 1º lugar coube a Elisabeth Souza Cruz.

No Concurso Relâmpago, modalidade cujo tema é dado no início da festa, em 1º lugar ficou o trovador L.C. Xavier, de Nova Friburgo e duas menções honrosas para Heloisa Zanconato, de BH e Sérgio Ferreira da Silva, de SP. O tema escolhido para esse concurso – Tocha, foi em homenagem à passagem da Chama Olímpica por nossa cidade.

A realização dos Jogos Florais 2016 “foi mais uma constatação da força do legado que Rodolpho Abbud deixou para a cidade. O empenho de toda a equipe, dos parceiros e o apoio incondicional da Prefeitura Municipal, sob a atenção do prefeito Rogério Cabral, com as secretarias envolvidas, os vereadores, enfim, todo o mutirão da boa vontade, são os fatores primordiais do êxito do evento. Sucesso pleno que faz com que o visitante, antes mesmo de partir, já deseja voltar no próximo ano”, encerrou Elisabeth Souza Cruz, presidente da UBT - seção Nova Friburgo.

  • Edweine Loureiro, do Japão, primeiro lugar nacional e internacional (Foto: Divulgação)

    Edweine Loureiro, do Japão, primeiro lugar nacional e internacional (Foto: Divulgação)

  • Sergio Ferraz, primeiro lugar local (Foto: Divulgação)

    Sergio Ferraz, primeiro lugar local (Foto: Divulgação)

  • Participantes e apreciadores na Praça dos Trovadores (Foto: Divulgação)

    Participantes e apreciadores na Praça dos Trovadores (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trova | Jogos Florais
Publicidade