Jogos Florais reúne dezenas de amantes da poesia

56ª edição do evento que consagra Nova Friburgo como a Capital da Trova foi um sucesso
terça-feira, 02 de junho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Diretora de A VOZ DA SERRA, Adriana Ventura (à direita), ao lado da presidente da UBT Nova Friburgo, Elisabeth Souza Cruz, no momento da homenagem aos 70 anos do jornal (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)
Diretora de A VOZ DA SERRA, Adriana Ventura (à direita), ao lado da presidente da UBT Nova Friburgo, Elisabeth Souza Cruz, no momento da homenagem aos 70 anos do jornal (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

O último fim de semana foi de muitas emoções para os amantes da trova. Em sua 56ª edição, os Jogos Florais reuniu diversos friburguenses trovadores e admiradores da poesia e outros cerca de 60 participantes de várias regiões do país. A festa se prolongou até o domingo, 31, em uma série de programações especiais. Na sexta-feira, 29, o dia amanheceu nublado e chuvoso, mas isso não foi capaz de desanimar o início da festa. Até porque, à tarde, antes mesmo da festa começar, as nuvens se dissiparam e deram lugar a um céu azul que deu um toque a mais a inauguração da Alameda das Trovas.

A Noite dos Magníficos Trovadores realizada também na sexta-feira, não foi diferente. O evento aconteceu na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e foi palco de muita trova e emoção, principalmente, na hora da divulgação dos vencedores do Concurso Magníficos Trovadores.

No sábado, a programação começou em um lugar considerado por muitos o símbolo da força friburguense, a Capela de Santo Antônio — local gravemente atingido pela catástrofe climática de 2011— com a Oração dos Trovadores. Em seguida houve a visita à Fonte do Suspiro e à Praça dos Trovadores Rodolpho Abbud, situadas também na Praça do Suspiro, e homenagens à reinauguração desses espaços que servem de inspiração e encontro de trovadores.

A Musa dos Jogos Florais 2015 também foi escolhida no sábado, em um evento que contou com o espetáculo “No Escurinho do Cinema”, realizado no Teatro Sania Cosmelli, no Colégio Nossa Senhora das Dores. Érika Belart Darcy, de apenas 12 anos, representou a deusa mitológica da música, Euterpe, em uma apresentação que encantou os jurados e lhe rendeu a faixa de Musa 2015. Apesar da beleza de todas as participantes, a presidente da UBT-NF, Elisabeth Souza Cruz, afirma que não é este quesito que classifica uma das candidatas como musa da trova: “Temos um critério diferente de avaliação. No nosso concurso, a simpatia, comunicação e desenvoltura com a trova declamada são os pré-requisitos para ser uma Musa dos Jogos Florais”.

No domingo, 31, último dia do evento, foi realizada a solenidade de entrega de prêmios aos vencedores dos concursos Nacional, Local e Paralelos de trovas. Além da homenagem aos 70 anos do jornal A VOZ DA SERRA, comemorado no último dia 7 de abril, com a presença da diretora Adriana Ventura e também à reconstrução da Fonte do Suspiro. Dentre os convidados estavam a presidente nacional da União Brasileira de Trovadores – UBT, o trovador presidente da UBT do Rio de Janeiro, Almir Pinto de Azevedo e o presidente da UBT de Porto Alegre, Flávio Stefani. A cerimônia de encerramento também contou com a participação especial do Coral Allons Chanter.

“Apesar de já termos 56 anos de Jogos Florais, a cada ano é uma emoção diferente. A gente sempre realiza uma festa para encantar, e pela receptividade dos trovadores, sabemos que atingimos o objetivo este ano. Temos muito que agradecer a todos os parceiros que sempre nos apoiam e motivam a continuar. Todos os momentos foram incríveis. A premiação do tema ‘Voz’, por exemplo, foi muito emocionante e ficamos honrados com a presença de todos. Os Jogos Florais 2015 já deixou saudade. Agora nos resta trabalhar para realizar uma festa tão linda como esta no próximo ano”, conclui Elisabeth.

Confira a seguir as trovas vencedores do tema “Voz”, em homenagem aos 70 anos de A VOZ DA SERRA.

Trovas do Concurso Local

O Jornal A Voz da Serra

tem ética na linguagem.

Sua voz é luz que encerra

fé, notícias e coragem!

Cecília Patty Silveira/NF

Na história que se descerra,

com “setenta” está mais novo:

- Sempre mais A Voz da Serra,

muito mais a voz do povo!

Elisabeth Souza Cruz/NF

Parabéns ao setentão,

o jornal A Voz da Serra,

de Friburgo é o coração

dando voz à nossa terra!

Ivone Marques Moreira/NF

A voz que se faz vibrante,

com trabalho e honestidade,

A Voz da Serra é um gigante

em defesa da cidade!

João Batista Vasconcellos/NF

Setenta anos, quanta glória,

festeja o nosso Jornal.

A Voz da Serra é na história

patrimônio cultural!

Therezinha Tavares/NF

Trovas do Concurso Nacional

Honra e glória a A Voz da Serra:

sete décadas de amor.

- Em cada edição que encerra,

nova luz leva ao leitor!

Antonio Augusto de Assis, Maringá/PR

“Se tentas” ouvir de novo

a voz de Deus sobre a Terra,

voz de Deus é a voz do povo,

voz do povo é A Voz da Serra!

Austregésilo de Miranda, Senhor do Bonfim/BA

Virtual, tornou-se grande,

A Voz da Serra é o perfil

desse jornal que se expande

e chega em todo o Brasil!

Eliana Jimenez, Camboriú/SC

Setenta anos! E entre nós,

no esplendor do dia a dia,

da serra é que vem a voz

que A Voz da Serra anuncia!

Gilvan Carneiro, São Gonçalo/RJ

Sete décadas de história,

arauto vivo da “Serra”,

é “A Voz”, uma voz notória

da imprensa de nossa terra!

Vanda Fagundes Queiroz, Curitiba/PR

  • Evento de encerramento do Jogos Florais 2015 contou com a participação especial do Coral Allons Chanter (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Evento de encerramento do Jogos Florais 2015 contou com a participação especial do Coral Allons Chanter (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Adriana Ventura (esquerda) ao lado da Musa dos Jogos Florais 2015, Érika Belart Darcy (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Adriana Ventura (esquerda) ao lado da Musa dos Jogos Florais 2015, Érika Belart Darcy (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Jogos Florais | trovador | Trova | poesia | Nova Friburgo | 197 anos | Homenagem | aniversário | comemoração | A Voz da Serra | 70 anos
Publicidade